Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Procon multa HBO em R$ 2 milhões por filme abilolado

Canal pago exibiu em horários inapropriados para crianças e sem o aviso adequado, a animação adulta 'Festa da Salsicha'

O canal pago HBO foi multado pelo Procon-SP em 2 milhões de reais pela exibição do filme Festa da Salsicha em horário diurno. Segundo o órgão, a emissora fechada falhou ao não deixar explícita a advertência de que o longa se tratava de uma “animação pornográfica”, inapropriada para crianças. Na descrição do longa, contudo, a classificação indicativa apontava a censura de 16 anos.

No início de agosto, pais protestaram nas redes sociais sobre a exibição matinal da animação, que contém piadas explícitas sobre drogas e sexo. O canal então reprogramou o filme para a grade noturna, depois das 22h.

Segundo o Procon, apesar da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de derrubar a vinculação horária à idade, deixando as emissoras livres para escolher a grade em que os programas serão exibidos, a falta de alerta aos pais sobre o conteúdo do filme feriu o Princípio da Proteção Integral ao menor de idade, parte do Código do Consumidor, que atinge consumidores hipervulneráveis.

A empresa pode recorrer. Abaixo a resposta da HBO sobre o caso:

“A HBO informa que segue as práticas padrão estabelecidas pela indústria de TV paga. Antes do início de cada programa, a rede exibe de forma clara a classificação do programa e alerta os espectadores sobre os tópicos abordados. De acordo com a legislação brasileira, Festa da Salsicha é avaliado como apropriado para pessoas com idade igual ou maior de 16 anos. Além disso, as operadoras de cabo e satélite oferecem funcionalidades de bloqueio de acordo com as classificações de um programa, possibilitando aos pais o controle total sobre o que seus filhos assistem.”

 

 

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Uma das animações MAIS estúpidas que assisti. Adolescentes vão amar!!!

    Curtir

  2. As “minorias” estão só fazendo sua parte nessa “guerra” para impor suas idéias, costumes, valores… assim como outros grupos, também tentam… nazistas, comunistas, racistas, entre tantos grupos radicais… então, também é justo que quem não concorde, deva fazer sua parte e contestar… faz parte das liberdades de um mundo livre. Só devemos fazer isso civilizadamente, apenas com o confronto de idéias.

    Curtir

  3. Sean Jaegar : Também achei o desenho mais estúpido que já assisti. Poderia dar certo se fosse um “American Pie : A P’u”t’a’r’i’a no Supermercado Contra-Ataca…” kkkkkkkkk

    Curtir