Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Planeje seu Carnaval pela internet

Da passagem aérea ao abadá, serviços on-line ajudam o folião de última hora a programar seu feriado, conferir a opinião de outros usuários e até a transformar seu celular em um agogô ou caixinha de fósforo

O folião de última hora tem na internet um poderoso aliado. A uma semana do início da festa mais tradicional do país, uma boa pesquisa na frente do computador ajuda a resolver passagens, hospedagem, ingressos e pacotes turísticos. Nas redes sociais, é possível conferir dicas de outros usuários e comparar opiniões sobre os serviços turísticos. E os aplicativos para celular oferecem desde a programação e o mapa da folia até recursos que transformam o aparelho em agogô ou uma caixinha de fósforo. Confira abaixo uma seleção de sites e ferramentas.

Companhias aéreas

TAMhttp://www.tam.com.br

Golhttp://www.voegol.com.br

Azulhttp://viajemais.voeazul.com.br

Webjethttp://www.webjet.com.br

Aviancahttp://www.avianca.com.br

Pantanalhttp://www.voepantanal.com.br

Triphttp://www.voetrip.com.br

Passaredohttp://www.voepassaredo.com.br

Passagens – Comprar passagem aérea pela internet é prática comum em qualquer época do ano, independente do destino. As principais companhias áreas brasileiras (veja quadro ao lado) oferecem logo na página principal as opções de venda. Pela web, é possível fazer o check-in, cadastrar o programa de milhas, parcelar a compra da passagem e escolher o assento.

Há também os sites que permitem comparar tarifas, horários e datas dos voos de todas as companhias áreas numa única busca. É ideal para economizar tempo na hora da pesquisa e analisar os custos e benefícios, principalmente de voos com escalas e conexões. O Submarino Viagens, Americanas Viagens, Voe Simples, Viajanet e Decolar.com são alguns dos serviços online.

Tudo a seu preço, que seja dito. Deixar para se programar aos 45 minutos do segundo tempo significa pagar mais caro. Ou ficar à mercê das promoções. Os sites Melhores Destinos, Busca Descontos e Aquela Passagem são especialistas em garimpar promoções e descontos de última hora.

Pacotes – Navegar pelos sites das agências de turismo é uma maneira eficiente de planejar o feriadão de Carnaval, mesmo a poucos dias da folia. As empresas preparam pacotes especiais, com abadás, camarotes e ingressos de desfiles das escolas de samba inclusos, além das opções de cruzeiros, estadia em resorts, ecoturismo e viagens ao exterior. Para concretizar a compra dos pacotes, porém, deve-se entrar em contato por e-mail, telefone ou ir pessoalmente à agência de preferência.

A TAM Viagens oferce pacotes com passagem aérea, hospedagem e ingresso para festas. Em Salvador, a agência oferece abadá para um dia no trio elétrico de Ivete Sangalo e ainda programação de sete noites em Porto Seguro, com abadá de três dias do Carnaporto. A Intravel tem esquema semelhante com camarote do Reino, onde o folião assiste aos trios elétricos do circuito Barra-Ondina, com os grupos mais famosos da folia baiana.

Para o Rio de Janeiro, a CVC oferece ingressos de arquibancada para os desfiles das escolas de samba e deslocamento de ônibus – os pacotes com passagens de avião já se esgotaram. A Turismo Via Net segue a mesma linha de pacotes com ingressos de arquibancadas.

Em São Paulo, a Check Point oferece traslado do hotel para o sambódromo, ingressos de arquibancadas e também do Camarote Bar Brahma. Há ainda opções nas agências Graffit e Gol Tour.

O Recife Plaza Hotel tem entrada para a área VIP do Galo da Madrugada, na capital pernambucana, e a Pousada do Amparo reserva ingressos para aproveitar a festa em Olinda confortavelmente.

Mais roteiros do feriadão, pacotes com passagens aéreas e hospedagem podem ser encontrados nos sites de turismo Submarino Viagens e Decolar.com ou nas agências Blumar, Jully Tour, New Line, Agaxtur, Marsans e Mater Turismo, entre outras.

Aluguel de veículos

Hertzhttps://www.hertz.com.br

Localizahttp://www.localiza.com

Unidashttp://www.unidas.com.br

Locar Alphahttp://www.locaralpha.com.br

Yeshttp://www.yesrentacar.com.br/pt

Avishttp://www.avis.com.br

Boa parte das empresas que oferecem serviço de aluguel de carros no Brasil permite que a reserva seja feita online. Dá para escolher o modelo do veículo, diária com quilometragem livre ou pré-contratada, local de retirada e a forma de pagamento. É ideal para quem gosta de aproveitar o Carnaval nas cidades do Interior. Confira algumas das empresas no quadro ao lado.

A internet também é aliada de uma festa responsável. Se a ideia é tomar uma cervejinha, melhor agendar um táxi pela web. Algumas das empresas que oferecem o serviço online em São Paulo são a Use Táxi, Coopertax e SP Táxi . No Rio de Janeiro, pode-se recorrer ao Ouro Táxi, Coopataxi, Rádio Táxi 2000. Em Salvador, as principais empresas que agendam a corrida pela web são Táxi Salvador, Seu Táxi e Bahia Táxi. No Recife, é possível marcar pela internet com a Servitaxi, Coopetaxi e Tele Taxi.

Ingressos – Com exceção dos desfiles do Grupo Especial do Rio de Janeiro, com ingressos esgotados, ainda dá para garantir acesso às principais festa de Carnaval.

Quem quiser seguir atrás dos trios elétricos ou assistir de camarote aos shows de axé em Salvador, pode comprar o kit abadá nos sites: Folia Bahia, Festas e Abadás, Central do Carnaval, Abadá Web e Axé Mix. O preço de cada bloco ou área VIP varia bastante de serviço para serviço, portanto é recomendável uma boa pesquisa.

Em São Paulo, o site Ingresso Fácil vende entradas para arquibancadas, cadeiras, mesas e camarotes – este último, somente através do e-mail camarotecarnaval2011@ingressofacil.com.br.

No Recife, as festas de rua são gratuitas. Mas quem não tiver disposição de enfrentar a multidão pode recorrer aos camarotes. No site oficial do Galo da Madrugada e também do Trianon, é possível obter informações sobre esses espaços. A compra, no entanto, só pode ser realizada por telefone ou nos pontos de venda.

VEJA Comer & Beber

São Paulohttp://vejasp.abril.com.br/

Riohttp://vejabrasil.abril.com.br/rio-de-janeiro/

Salvadorhttp://vejabrasil.abril.com.br/salvador/

Recifehttp://vejabrasil.abril.com.br/recife/

Fortalezahttp://vejabrasil.abril.com.br/fortaleza/

Restaurantes e hotéis – Para saber se o hotel ou restaurante é tudo aquilo que a propaganda fala, vale visitar fóruns e sites com a avaliação dos internautas. É na web que as pessoas desabafam sobre a má qualidade do serviço – ou reconhecem sua excelência. Os sites Trip Advisor e o Foursquare, ambos também disponíveis na forma de aplicativos gratuitos para download em smartphones, reúnem informações e dicas de inúmeros hotéis e restaurantes brasileiros (e do exterior) com opiniões de turistas das mais distintas localidades.

As versões brasileiras desse tipo serviço são o Hoteis.com, Mundi e Fala Turista. Quem procura por avaliação de especialistas e turistas, o Viaje Aqui é a opção. Há também sites exclusivos para os que querem gastar pouco – o Hostel World, Viajar Mais Barato e Mochileiros oferecem dicas preciosas.

Na hora de escolher o restaurante ou o bar, o site de VEJA Comer & Beber reúne guias completos do Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Recife, entre outras cidades.

Estradas – Com o auxílio das câmeras nas rodovias e centros urbanos, sites ajudam o turista a evitar engarrafamentos. São úteis para quem vai pegar a estrada no Carnaval ou mesmo se deslocar até um foco a outra da folia. O Maplink Apontador, também em versões gratuitas para smartphones, mostra a situação do trânsito em 16 cidades, entre elas, São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Salvador.

Em São Paulo, a Companhia de Engenharia de Trafégo e o Departamento de Estradas de Rodagem também fazem o monitoramento online do trânsito.

Aplicativos

Blocos do Riohttp://itunes.apple.com/br/app/blocos-do-rio/

Pocket Sambahttp://itunes.apple.com/br/app/pocket-samba/

Breakup Notifierhttp://www.breakupnotifier.com/

Desescutehttp://www.desescute.com.br/

Ferramentas – Na linha de frente do Carnaval da web, as redes sociais e os aplicativos para celular ajudam o folião a se programar, divertir e até mesmo entrar no clima da paquera.

O YouTube este ano vai concorrer com as TVs abertas através de um canal dedicado à folia baiana, com transmissão ao vivo de shows – do dia 03 a 08 de maço, às 19h -, flashes, entrevistas e câmeras em cima dos trios elétricos.

Disponível para download gratuito em iPhone, o aplicativo Blocos do Rio relaciona todas as agremiações de rua da capital carioca, com datas, horários e localização em mapas.

O Pocket Samba, também disponível gratuitamente para download no iTunes, reúne o som de três instrumentos – a caixinha de fósforo, a garrafa de cerveja e o agogô – que, alternados ou juntos, permitem que o usuário faça seu próprio samba.

O Breakup Notifier, para o Facebook, ajuda a evitar mal-entendidos avisando quando um pretendente muda repentinamente seu status de comprometido para solteiro – ou vice-versa.

E para quem cansou de toda a folia, o site Desescute ajudar a tirar da cabeça aquele hit grudento, tão comum no Carnaval – substituindo por outro, claro…

Cuidados básicos – Para evitar levar gato por lebre neste Carnaval, deve-se agir com atenção e segurança na rede. Antes de realizar a compra, verifique se o site está credenciado para venda e possui selos de empresas especializadas em proteção de dados – especialmente na compra dos ingressos das festas. Anote os telefones da empresa e guarde o comprovante da venda.

Fique atento aos fretes e eventuais taxas cobradas por agências de turismo ou de passagens aéreas por serviços prestados pela web ou telefone.

O cuidado dos foliões deve ser redobrado nas redes sociais, pois alguns internautas costumam transformar seus perfis em classificados online nesta época do ano. Confira aqui mais dicas para uma compra on-line segura: http://veja.abril.com.br/blog/tech/dicas/compre-com-seguranca-na-internet/.