Para Marisa Monte, novo disco é ‘solar’ e reflete sua relação com o tempo

Cantora diz que o álbum ‘O que Você Quer Saber de Verdade' é indicativo de seu momento de vida

Depois de cinco anos sem músicas inéditas, Marisa Monte volta com O que Você Quer Saber de Verdade, oitavo disco da carreira da cantora, nas lojas esta semana. As 14 faixas que formam o álbum foram compostas ao longo de três anos, com novos e antigos parceiros, como Arnaldo Antunes e Carlinhos Brown. Boa parte delas tem o amor como tema, além de arranjos variados, indo das notas bem brasileiras características de seus dois últimos CDs ao tango. O resultado, segundo a própria cantora, é um disco “solar”, que reflete sua relação com o tempo e seu – bom – momento de vida.

“Eu não acho que seja um disco romântico. Tem algumas músicas que falam de amor e tal. É um disco de bem viver, de desfrutar a vida, também no amor. Escolhi as músicas que mais me seduziam”, disse Marisa, que nesta quinta falou a jornalistas em uma coletiva, pela internet. Para a cantora, o disco traz embutida a mensagem de que cada um deve ouvir e seguir a própria velocidade, já que foi assim que ela o compôs. Marisa acredita que as músicas nascem do silêncio e que deve existir um espaço tranquilo para elas acontecerem. Por essa razão, se afastou do palco depois da turnê dos discos Universo ao Meu Redor e Infinito Particular.

Ponto de encontro com a imprensa nesta quinta, a internet tem sido usada com frequência pela cantora, que vem divulgando o álbum em seu site, onde se podem ler letras e crifras e onde, na última segunda, todo o disco estava disponível em streaming. Também, na internet, Marisa lançou os clipes de O que Você Quer Saber de Verdade e Ainda Bem, que conta com participação do lutador Anderson Silva. “A internet me permite falar com todo mundo.”


A escolha de Ainda Bem como primeiro single se deve, explica a cantora, à sua positividade. “A gente escolheu Ainda Bem por ser uma música feliz. Ela representa bem o disco”, disse, lembrando, no entanto, que a faixa-título é, naturalmente, a mais fiel ao conceito do CD.

Segundo Marisa, a simplicidade das canções de O que Você Quer Saber de Verdade é uma característica de toda a sua carreira e vida. De fato, esse disco faz lembrar outros da cantora, o que acaba pesando contra ele. “Eu sempre tive uma linguagem muito simples, se a gente for ver em Bem que se Quis e A Lenda das Sereias. É reflexo também do meu jeito”, disse.

Além dos parceiros de longa data Waldonys, acordeonista que esteve na turnê de Cor de Rosa e Carvão, Arnaldo Antunes e Carlinhos Brown, neste disco Marisa trabalha com André Carvalho, o ex-Los Hermanos Rodrigo Amarante, Pupillo e Dengue, músicos da Nação Zumbi bastante elogiados pela cantora. “O disco traz novas parcerias, mas também reforça e resgata relações”, reconheceu.

Marisa Monte ainda não tem turnê programada para apresentar seu novo álbum, mas disse que ela pode acontecer no próximo ano.