Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Oscar de filme estrangeiro contará com 81 países na disputa

Brasil será representado pelo longa 'Que Horas Ela Volta?', de Anna Muylaert

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou os títulos das produções que disputarão uma vaga entre os concorrentes ao Oscar de melhor filme em língua estrangeira. No total, 81 países estão na lista e apenas cinco serão selecionados. Entre os longas inscritos está Que Horas Ela Volta?, da cineasta Anna Muylaert, representante do Brasil na competição.Os finalistas serão anunciados no dia 14 de janeiro de 2016, em Los Angeles, às 5h30 (7h30 em Brasília), do teatro Samuel Goldwyn, em Beverly Hills.

Leia também:

‘Que Horas Ela Volta?’ e a delicada força de Anna Muylaert

Regina Casé e Camila Márdila dividem prêmio de melhor atriz em Sundance ​

‘Que Horas Ela Volta?’ é escolhido para representar o Brasil no Oscar

Entre os países com um bom histórico na premiação está a Argentina com El Clan, de Pablo Trapero (Elefante Branco); Dinamarca, com A War, de Tobias Lindholm (A Caça); França, com Mustang, da diretora estreante Deniz Gamze Ergüven; Itália, com o filme Don’t Be Bad, de Claudio Caligari; e Japão com 100 Yen Love, de Masaharu Take. Destaca-se na lista o longa Um Pombo Pousou num Galho Refletindo sobre a Existência, de Roy Andersson, representante da Suécia, vencedor do Festival de Veneza.

A última vez que o Brasil concorreu ao Oscar de filme estrangeiro foi em 1999, com Central do Brasil, de Walter Salles. Já Cidade de Deus (2003) foi o mais bem-sucedido na premiação, com quatro indicações: melhor roteiro adaptado, edição, fotografia e diretor.

A cerimônia de gala do Oscar, com o anúncio dos prêmios, será realizada no dia 28 de fevereiro, no Teatro Dolby de Hollywood.

(Da redação com agência EFE)