Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Oscar 2014: as regras e curiosidades da badalada premiação do cinema

A uma semana de sua 86ª edição, o prêmio mais comentado da indústria cinematográfica coleciona fatos históricos e normas inusitadas

Promovido anualmente desde os anos 1920 pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, o Oscar é conhecido em todo o mundo como uma das premiações mais importantes da indústria cinematográfica. O evento reúne atores, diretores e grandes nomes do meio, que concorrem em diversas categorias para receber a estatueta dourada. Neste ano, a cerimônia será realizada no dia 2 de março.

Apesar de tanta tradição, os inúmeros detalhes do evento são desconhecidos da maioria de seus espectadores. Até mesmo a famosa estatueta do careca musculoso em cima de um rolo de filme tem suas curiosidades. No regulamento da premiação – um documento com mais de trinta páginas que destrincha todas as regras do Oscar -, há uma cláusula que impede o vencedor de vender sua réplica sem primeiro oferecê-la à Academia pela irrisória quantia de 1 dólar. O valor seria mais aceitável no início da década de 1940, quando os organizadores substituíram o ouro – material principal da estatueta – pelo gesso, por causa da escassez causada pela Segunda Guerra Mundial.

Leia também:

‘Gravidade’ e ‘Trapaça’ lideram indicações ao Oscar

Tom Hanks e outras estrelas esnobadas pelo Oscar

Na festa do Oscar, caviar, 600 lagostas e 4.000 vinhos

No regulamento também estão as especificações para cada uma das categorias. Afinal, a classificação de um ator como principal ou coadjuvante não é tão simples como parece. Muito menos compreender a diferença entre trilha sonora original e canção original.

Já a edição deste ano reúne alguns recordes, caso de Meryl Streep, que conquistou sua 18ª indicação ao prêmio, e de Jennifer Lawrence, que pode se tornar a atriz mais jovem a ganhar duas estatuetas consecutivas.

Confira abaixo curiosidades da edição atual e dos bastidores da badalada premiação do cinema: