Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Novo disco de Bowie chega ao topo das paradas britânicas

Morte do cantor foi tema de mais de 4,3 milhões de tuítes

Mesmo antes do anúncio de sua morte por câncer, David Bowie deixou mais um álbum em primeiro lugar nas paradas musicais da Grã-Bretanha. Blackstar foi lançado na sexta-feira, data de aniversário do cantor, que completou 69 anos na data. “Enquanto a triste notícia sobre a morte de David Bowie surgiu nesta manhã, seu novo álbum Blackstar está no primeiro lugar esta semana”, informou a OfficialCharts.com em comunicado.

“O vigésimo quinto álbum de estúdio da lendária estrela ficou na liderança hoje com vendas combinadas de 43.000 álbuns até agora – 25.000 à frente de seu concorrente mais próximo.” As vendas depois do anúncio da morte de Bowie só serão refletidas nos números das paradas britânicas na terça-feira, disse uma porta-voz.

Leia também:

Músico britânico David Bowie morre aos 69 anos

Bowie: sumiço nos anos 2000 levantou hipóteses sobre sua saúde

Políticos e celebridades lamentam a morte de Bowie: um ‘gênio’ e ‘herói do rock’

No site britânico da Amazon, Blackstar é o álbum mais vendido, enquanto o iTunes, loja virtual da Apple, informou que uma coletânea com os maiores sucessos de Bowie é o quinto álbum mais comercializado. De acordo com a revista Billboard, a previsão é que o disco de Bowie esteja em uma boa posição entre os mais vendidos da semana na parada que terá seus dados divulgados na próxima quarta-feira.

Twitter – A notícia da morte de cantor gerou mais de 4,3 milhões de mensagens no Twitter, informou nesta segunda-feira a rede social. Durante a manhã, a hashtag “#RIPDavidBowie” chegou a 20.000 tuítes por minuto. Milhões de admiradores do músico compartilharam mensagens de despedida no microblog, canal usado pelo filho do cantor, Duncan Jones, para confirmar a morte de seu pai. “Lamento muito dizer que é verdade. Ficarei desligado por uma temporada. Muito amor para todos”, publicou Jones.

(Da redação com agências Reuters e EFE)

‘Starman’

Lançada em 1972, no disco The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars, a faixa é de causar arrepios nos mais nostálgicos. O álbum é considerado um marco na cultura pop e fez de Bowie um dos poucos a mesclar música, moda e performance artística. 

‘Changes’

A canção do disco Hunky Dory marca a estreia do músico na parada americana Billboard Hot 100, em 1972. 

‘Fame’

Ao longo da carreira, o músico britânico emplacou duas músicas no primeiro lugar da disputada parada Billboard Hot 100. Fame, do disco Young Americans, de 1975, foi a primeira. 

‘Rebel Rebel’

Faixa do disco Diamond Dogs, de 1974, a música é considerada a despedida de Bowie do movimento rock glam, popularizado por ele.

‘Young Americans’

A canção, parte do disco de mesmo nome, lançado em 1975, possui forte influência da música negra americana, estilo que ganhou o apelido de ‘plastic soul’ por Bowie. 

‘Heroes’

A música que dá título ao disco lançado em 1977 é parte da “trilogia de Berlim” (formada porLow, Heroes e Lodger), discos gravados na época que o músico vivia na cidade alemã. Heroes se tornou uma das mais famosas na voz de Bowie e ganhou diversos covers, entre eles de músicos como Oasis e Bon Jovi.

‘Fashion’

O single do álbum Scary Monsters (and Super Creeps), de 1980, foi um dos primeiros a ser lançado pelo músico após a trilogia Berlim, e traz um som ainda mais dançante, com uma forte batida eletrônica. 

‘Under Pressure’

A música lançada em parceria com a banda Queen, em 1981, se tornou um hit no mundo, especialmente no Reino Unido, onde ela conquistou o topo da parada UK Singles Chart.

‘Let’s Dance’

Parte do disco que leva o mesmo nome, lançado em 1983, Let’s Dance foi a segunda faixa de Bowie a conquistar o primeiro lugar na parada americana Billboard Hot 100. 

‘The Next Day’

A música é parte do disco de mesmo nome, lançado em 2013. O álbum foi um dos mais bem sucedidos de Bowie na parada americana até hoje, chegando ao segundo lugar dos mais vendidos. No total, o músico emplacou 39 discos entre os mais populares da Billboard