Novata ‘Gotham’ já é líder de pirataria, com ajuda do Brasil

Série da Fox que expande o universo de Batman foi a mais baixada entre as estreias deste outono americano: 1,33 milhão de vezes em apenas doze dias. O Brasil foi o quarto país a compartilhar mais o programa, à frente do Canadá

Gotham, a cidade do Batman, está infestada por piratas. A série que narra a vida na cidade quando o herói mascarado é ainda uma criança, conquistou, além de elogios da crítica, o título de série mais copiada na internet na estação. Entre 17 e 29 de setembro, o episódio piloto do programa foi baixado 1,33 milhão de vezes via torrent, de acordo com a Excipio, empresa que rastreia downloads ilegais. Quase metade dos downloads, 600.000, foi feita já nas 24 horas seguintes ao debute da série, no ar nos Estados Unidos desde a noite do dia 22. No Brasil, Gotham estreou nesta segunda-feira, no canal pago Warner.

Nova Temporada: Confira o calendário de estreias 2014 – Fall Season

Finalizado em maio pela Warner, que produz a série em parceria com a Fox, o piloto foi protegido contra vazamentos. Mas bastou ir ao ar na TV para cair na rede. E a popularidade de Gotham não ficou restrita aos EUA. Segundo o relatório da Excipio divulgado pelo site da revista Variety, a série foi muito compartilhada na Austrália, no Reino Unido, no Brasil e no Canadá, nesta ordem. Se o público da internet seguir o registrado pela TV americana, ele é formado, basicamente, por espectadores entre 18 e 49 anos. Na TV americana, Gotham estreou com uma audiência de 8,21 milhões de espectadores.

Episódio de ‘Game of Thrones’ bate recorde de pirataria

‘Game of Thrones’ é a série mais pirateada de 2013

Impressionante, a marca de downloads de Gotham é mais que cinco vezes maior que as de outras estreias deste outono americano. A série How to Get Away with Murder, estreia da ABC, foi baixada 259.432 de 17 a 29 de setembro, por exemplo. Madam Secretary, da CBS, foi baixada 195.528 vezes. Scorpion, da mesma emissora, 168.091.

Mais do que isso, por ser ligada a um personagem já bem conhecido do público, Gotham deixou para trás fenômenos de popularidade como Game of Thrones e The Walking Dead, que registraram, no período pesquisado, 1,10 milhão de downloads e 777.835 downloads de seus episódios, respectivamente.