Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Na 10ª temporada, Doctor Who terá 1ª companheira abertamente gay

Colega de viagens de Peter Capaldi será interpretada por Pearl Mackie

A nova companheira de viagens de Doctor Who (vivido por Peter Capaldi em sua décima-segunda encarnação), Bill Potts (Pearl Mackie), será abertamente gay – e deixará isso claro logo nos primeiros momentos da décima temporada, que estreia no dia 10 de abril.

“Não deveria ser uma grande questão no século 21. Já era hora, não era?”, diz a intérprete, em entrevista à BBC. A atriz, que é negra, completou: “É importante dizer que as pessoas são gays, que as pessoas são negras. Eu me lembro de ver TV quando era nova e, como mestiça, não encontrar muitos personagens que se pareciam comigo, então eu acho que poder se reconhecer visualmente nas telinhas é importante”.

A atriz ressalta que a homossexualidade não é, contudo, o principal ponto da personalidade de Bill Potts, e sim “algo que é parte dela e com que ela se sente muito feliz e confortável.”

A série já retratou outras vezes personagens gays e bissexuais, como o capitão Jack e River Song, mas é a primeira vez que a companheira de viagem do protagonista é abertamente gay.

Série mais longeva da história da televisão, Doctor Who foi lançada em 1963 e teve algumas interrupções de lá para cá, mas conta, no total, com 35 temporadas e um telefilme. Na última fase, iniciada em 2005, já teve nove temporadas exibidas.