Morreu, aos 82 anos, desenhista de ‘Guerra nas Estrelas’

Ralph McQuarrie, desenhista que colaborou com o diretor George Lucas para ilustrar o conceito visual da saga de ficção científica “Guerra nas Estrelas”, morreu aos 82 anos, informou neste domingo sua página na internet.

“Com grande pesar, anunciamos a morte de Ralph McQuarrie” no sábado, acrescentou a página oficial do artista.

“Sua influência no desenho durará para sempre”, acrescentou o comunicado. “Em nossos corações não nos resta dúvida de que, nos séculos vindouros, planarão naves espaciais, cidades do futuro serão erguidas e alguém dirá, ‘isto parece com algo que Ralph McQuarrie desenharia'”.

Nascido em 13 de junho em Gary, Indiana (nordeste), o artista visual se mudou nos anos 1960 para Los Angeles e criou os já clássicos personagens Darth Vader, Chewbacca, R2-D2 e C-3PO, da trilogia original da série, lançada entre o fim dos anos 1970 e o início dos anos 1980.

Ele também colaborou com o diretor Steven Spielberg ao idealizar a arte conceitual de “Contatos Imediatos de Terceiro Grau” (1977) e a nave espacial de “E.T: o Extra-terrestre” (1982).

Foi responsável, ainda, pelo conceito visual de “Coccoon” (1985), filme de Ron Howard sobre um grupo de idosos que descobre a fonte da juventude, que lhe valeu o Oscar de melhores efeitos especiais.

“Obrigada, senhor McQuarrie, pelo incrível trabalho que compartilhou conosco. Que a força esteja com você, sempre”, escreveu Denise Vielhauer, uma das centenas de fãs que lotaram de mensagens de pêsames sua página na rede social Facebook.