Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Morre ator Paulo Silvino, aos 78 anos, no Rio de Janeiro

Humorista da Rede Globo interpretava o porteiro Severino no programa Zorra Total

O ator Paulo Silvino morreu nesta manhã, no Rio de Janeiro. Seu filho João Paulo Silvino lamentou o acontecido em uma postagem no Facebook com a foto do humorista. Paulo ficou conhecido por seus papéis na Rede Globo, como Escolinha do Professor Raimundo, de 1993 a 1995, e mais recentemente no programa Zorra Total, no qual interpretou o porteiro Severino.

Paulo Silvino lutava contra um câncer no estômago desde 2016, e estava afastado da TV. De acordo com a Central Globo de Comunicação, ele estava em casa, na Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio.

Paulo deixa três filhos, entre eles, Flávio Silvino, ator e cantor, que sofreu um acidente de carro em novembro de 1993, que lhe deixou em coma durante três meses. Sete anos depois, o ator ainda participou da novela Laços de Família, seu último trabalho.

Vida e obra

Paulo Silvino nasceu no Rio de Janeiro, no dia 27 de julho de 1939. Filho do comediante Silvério Silvino Neto, o ator cresceu no teatro. Aos 20 anos, lançou um LP de samba, junto com Altamiro Carrilho, Durval Ferreira e Eumir Deodato, intitulado Nova Geração, em que interpretava a maioria das músicas, sob o nome de Silvino Junior. Na sua carreira artística, compôs e interpretou músicas e escreveu e atuou em peças e filmes. Passou pelas extintas TVs Tupi, Continental, Rio e Excelsior. O ator estreou na Rede Globo em 1967, em TV Ó – Canal Zero.

Participou ao longo dos anos de vários programas de humor da Globo: Faça Humor Não Faça Guerra, Satiricon, O Planeta dos Homens, Balança Mas Não Cai, Viva o Gordo, Brasil Pandeiro, Cassino do Chacrinha e os já citados Escolinha do Professor Raimundo e Zorra Total.

No SBT, onde atuou entre 1989 a 1992, participou de quadros na Praça É Nossa e na Escolinha do Golias.

De volta à Globo, o humorista integrou o elenco do Zorra Total, em que interpretou personagens como o mulherengo Alceu e o policial Fonseca. Também participou de diversos filmes ao longo da carreira como Sherlock de Araque (1957), Minha Sogra é Policia (1958) e Um Edifício Chamado 200 (1973).

 

 

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. José Jorge Bastos Vidigal

    Apesar da idade já um pouco avançada, o humorista Paulo Silvino, fará muita falta à televisão brasileira, tendo em vista o seu enorme talento e competência para atuar em qualquer papel que atribuíam, graças ao seu estilo e versatilidade.
    Já que o nosso Todo Poderoso e Bondoso Pai o chamou, contentemo-nos com o seu rico e talentoso legado.
    Parabéns ao nobre humorista, comediante, ator e compositor, Paulo Silvino.
    Eternas lembranças.

    Curtir

  2. Jose Carlos Gonçalves

    Mais um grande artista que se vai. Como artista que sempre nos fez rir, e como uma boa figura humana, encontrará com certeza a Paz do Senhor, tão merecida para nós pobres mortais.

    Curtir

  3. rogerio martis

    O amor que ele tinha pelo filho que sofreu aquele acidente e ficou com sequelas já fala tudo. Ele era uma pessoa boa, de Deus. O amor pelo filho mostra o caráter do paulo silvino. não se precisa falar mais nada

    Curtir

  4. Eu gostava muito dele quando trabalhava em conjunto com jô soares. Em outros programas achava ele um pouco primitivo demais.

    Curtir

  5. Social Democrata Nem Direita Nem Esquerda

    Descansa em paz Paulo Silvino. Você foi o maior e não será nunca substituído.

    Curtir

  6. Osvaldo Martins

    O pouco tempo que me sobrava em frente a televisão, coincidia no que sempre me fascinou humorismo, esse camarada me chamava muito a atenção pelo seu esmero no que fazia, confirmando o que sempre via nele, quando do acidente do seu filho, confesso que senti as suas dores como Pai brilhante que foi, cara esses pontos sei que tu tens com o criador, descanse desta tribulação na Paz eterna.

    Curtir

  7. Alberto de Araujo

    Paulo Silvino fazia humor com o rosto.Havia graça em sua aparência.O rosto, gestos e palavras formava um conjunto que divertia a plateia.Os dentes sobressaiam. Sobrava talento.Se foi.Ficaram as lembranças e saudades.Nosso destino.

    Curtir