Modelo ‘surta’ e revela a verdade sobre suas fotos no Instagram

Australiana Essena O’Neill chamou a atenção por mostrar quanto recebia de empresas por postagens e que chegava a tirar mais de cem fotos até encontrar a, digamos, imagem espontânea perfeita

Até semana passada, Essena O’Neill, de 19 anos, era conhecida apenas como mais uma celebridade do Instagram. A australiana aparecia em fotos para seus quase 650 000 seguidores com roupas da moda ou então de biquíni, para mostrar o corpo esbelto. No rosto, maquiagem e quase sempre um sorriso. De repente, porém, seu comportamento na rede social sofreu uma reviravolta: ela apagou milhares de imagens e, nas que manteve, editou as legendas para revelar “a verdade” sobre as fotos. Contou, por exemplo, que recebeu dinheiro para postar as imagens, que precisou posar várias vezes até conseguir a foto espontânea perfeita e que, adivinha, a vida mostrada no Instagram não é real.

Leia também:

Modelo protesta em rede social contra agência que lhe fez perder muito peso

Jovens bombam na internet e viram best-sellers das livrarias

Em uma das postagens, ela explica o que a levou a tomar essa atitude. “Eu passei boa parte da minha adolescência viciada em redes sociais, na aprovação das pessoas, em status social e na minha aparência. As redes sociais são formadas por imagens inventadas e clipes editados que disputam espaço entre si. É um sistema baseado em aprovação social e curtidas, validação por visualizações e sucesso em número de seguidores”, escreveu. A modelo afirmou em sua última postagem que estava deixando o Instagram, o YouTube e o Tumblr e que havia criado um site para reunir outros jovens que querem “mudar o mundo”.

Em outra foto no Instagram, Essena revela quanto recebeu para postar uma imagem usando um vestido. “Recebi 400 dólares para postar esse vestido. Isso quando eu tinha, talvez, 150 000 seguidores. Com meio milhão de seguidores, eu sei de muitas marcas que pagam até 2 000 dólares por post”, escreveu, deixando claro, depois, que o problema não é ser pago por postagens, mas sim esconder isso do seu público. “Não há nada de errado em negociar com marcas. Só acho que esse fato deveria ser conhecido. O que é mostrado nas redes sociais não é real. Fique alerta sobre o que as pessoas promovem, se pergunte qual é a intenção delas por trás de cada foto.”

Essena também mostra como a busca pela foto perfeita para ser postada é difícil. “Tirei mais de 100 fotos com poses similares tentando deixar a minha barriga bonita. Mal comi nesse dia. Gritei com a minha irmã mais nova para que ela continuasse tirando as fotos até que eu ficasse orgulhosa delas”, escreveu na legenda de uma imagem em que figura de biquíni em uma praia.

(Da redação)