Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Ministério da Justiça: Carnaval é livre; ‘A Lagoa Azul’, para 12 anos

Filme já exibido diversas vezes na ‘Sessão da Tarde, da Globo, agora é entendido como carregado de ‘tendências’ de ‘ato violento’ e ‘apelo sexual’

Os tempos são outros, de fato. Se em 1995 o clássico A Lagoa Azul (1980) foi visto pelas autoridades federais como um filme a que espectadores de qualquer idade poderiam assistir, e a partir daí exibido diversas vezes nas tardes da Globo, agora o Ministério da Justiça entende que o longa que alçou Brooke Shield à fama contém “tendências” de “ato violento” e “apelo sexual” que o tornam terreno proibido a menores de 12 anos. Foi o que anunciou despacho (abaixo) veiculado pelo Ministério da Justiça na edição desta quinta-feira do Diário Oficial da União.

“Considerando que durante a análise do filme A Lagoa Azul – Versão Editada foram identificadas as tendências de: ‘ato violento’ e ‘apelo sexual’, sendo este segundo de forma reiterada, predominantemente incompatível com a publicação realizada anteriormente, resolve: Reclassificar ex-ofício a obra A Lagoa Azul – Versão Editada  como ‘não recomendado (sic) para menores de doze anos’, por conter: violência e conteúdo sexual”, diz o texto do despacho, resultado de um processo administrativo aberto após a denúncia de um espectador. Ao que tudo indica, ele denunciou a reexibição do filme pela Globo, em março.

Na mesma edição do Diário Oficial, porém, pode-se ver como o Ministério da Justiça pega mais leve com conteúdos não mais desprovidos de “apelo sexual”. É o caso do DVD Carnaval 2017, aquele que traz os desfiles das escolas de samba. Lançado pela mesma Globo, recebeu a classificação de “Livre” para todos os públicos.

Vale lembrar que a classificação indicativa não impacta mais a programação da TV — ou seja, o filme A Lagoa Azul pode ser transmitido em qualquer horário, a indicação do governo funciona apenas como alerta a pais e cuidadores. Em setembro de 2016, o Supremo Tribunal Federal (STF) considerou inconstitucional a regra que obriga as emissoras de televisão a veicular seus programas de acordo com o horário recomendado pela classificação indicativa do Ministério da Justiça. Segundo a maioria dos ministros, a imposição prévia de horário para exibição das atrações é ilegal por tratar-se de censura prévia à programação das TVs.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Social Democrata Nem Direita Nem Esquerda

    Tinha que ter essa censura em toda a programação de alguns canais, novelas da Globo e o BBB.

    Curtir

  2. Jorge Iório

    A Lagoa Azul perto do que ouço falar sobre o BBB (sim, porque eu nunca assistiria um lixo desses) é pura água com açúcar!

    Curtir

  3. coisa de terceiro mundo querer se meter na vida das pessoas. DEixa que o pai ou a mãe decide oque pode ou não pode, estado de m3rda.

    Curtir

  4. Era melhor censurar o horário político para não expor menores!

    Curtir

  5. Concordo com esse negócio de restrição.
    Nada de permitir que se fale ou divulgue impropérios, mentiras e inutilidades.
    E, pra começar, de hoje em diante Lula e Dilma só poderão falar para públicos de surdos, baratas e formigas. Pronto.

    Curtir

  6. Em pouco tempo, Os Simpsons será para maiores de 18, com tarjeta e tudo mais.

    Curtir

  7. Jarbas N. Cavalcante

    Creio que nem na ditadura militar, houve tamanha idiotice… Quer dizer que A lagoa azul não pode para a meninada, mas, a mulherada pelada no carnaval, pode? Fala sério!!!

    Curtir

  8. Não sou contra nem a favor. Mas se fosse um desenho animado ou uma sério com relação “homoafetiva”, ou se alguém, de repente, disser que o protagonista na verdade viva dentro do armário, aí, provavelmente, seria liberado até para passar nos berçários.

    Curtir