Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Justiça ordena retirada de posts ofensivos sobre Caetano Veloso

Escritor Flavio Azambuja Martins está sendo processado pelo cantor por espalhar a hashtag '#CaetanoPedofilo'

A Justiça do Rio determinou nesta terça-feira a retirada de comentários ofensivos ao compositor Caetano Veloso no Facebook e no Twitter por parte do escritor Flavio Azambuja Martins. Ele chamou Caetano de “pedófilo”. A juíza Flavia Gonçalves Moraes Alves, da 14ª Vara Cível da Capital, concedeu tutela antecipada e determinou que o réu apague as ofensas em 48 horas. Caso descumpra a decisão, Martins, que nas redes sociais assina Flavio Morgenstern, terá de pagar multa de 300 reais por dia, até 30.000 reais.

Caetano está processando Martins por espalhar a hashtag “#CaetanoPedofilo”. Pede indenização por danos morais e a retirada do conteúdo do ar. O compositor foi insultado por ter iniciado o relacionamento com sua mulher, Paula Lavigne, quando ela era menor de idade.

“Analisando os elementos trazidos aos autos, bem como as mensagens e palavras descritas na documentação acostada na inicial, não resta dúvida acerca da natureza difamatória e ofensiva destas, podendo acarretar ao autor consequências irreparáveis no que tange a sua imagem e ao seu nome”, destaca a juíza em sua decisão. Ela marcou uma audiência de mediação/conciliação entre as partes para o dia 24 de janeiro de 2018.

Paula Lavigne comentou a decisão: “As pessoas estão confundindo a liberdade de expressão com abuso. Ofender não é liberdade de expressão, e comparar uma coisa com a outra é tentar desvirtuar esse direito. Essa vai ser a medida para todos os que usarem dos meios de comunicação para ofender”, disse ao jornal O Estado de S.Paulo.

No Twitter, Martins escreveu: “Povo amado, agradeço de coração por todas as inúmeras mensagens! Caso seja formalmente notificado, me manifestarei aqui sobre o assunto. Até lá, voltemos ao trabalho perdido!”

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Marcelo Lopes

    Eu que não vou mas postar #caetanopedofilo. Vai que a justiça manda eu apagar o #caetanopedofilo, ou o Facebook resolve me bloquear por 24 horas por escrever #caetanopedofilo, ou até mesmo me bloquear por um mês só por causa do #caetanopedofilo, e melhor não arriscar eu posso até ser banido em definitivo do face por uma simples hasteg dizendo #caetanopedofilo. Ou vai que o próprio #caetanopedofilo, vê e me processo por chamar ele de #caetanopedofilo. Logo eu que não sou de arrumar treta com ninguém.

    Curtir

  2. Arkantos Pryde

    E TENDO RELACIONAMENTO SEXUAL COM UMA MENOR NÃO CARACTERIZA PEDOFILIA, OU A LEI NÃO SE APLICA EM SE TRATANDO DE CAETANO VELOSO?? SE FOSSE UM ZÉ QUALQUER TAVA É FUDIDO!!! É O NOSSO BRASIL VARONIL

    Curtir

  3. Fernando Mello

    O comentários são exagerados e sem fundamentos.
    Pedofilia seria se relacionar com criança, ou seja, até os 12 anos de idade.
    No caso do Caetano seria corrupção de menores, não pedofilia.

    Curtir

  4. Social Democrata Nem Direita Nem Esquerda

    Mimimi! Esse Caetano até admirava como cantor. Ultimamente, nem como gente mais. A lei não vale para ele, pois estamos no Brasil e aqui quem tem “o poder” e a mídia nas mãos como ele, dá as cartas.

    Curtir

  5. Claudio Stainer

    Em qualquer manual de Iniciação à Psiquiatria define-se o ato de um homem de 40 e tantos anos se assenhorear de uma menor de 13 anos para com ela ter relações impostas pela libido é classificado como pedófilo. [ 1.perversão que leva um indivíduo adulto a se sentir sexualmente atraído por crianças ]. É a definição do manual de psiquiatria da EDUSP. O ofendido , mesmo que se retire a definição do Mundo das idéias, continua pedófilo. Quanto ao Juiz da Setença deve ter usado o direito barrossiano achado na rua e não na Lei.

    Curtir