Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Jovem faz pegadinha com visitantes de museu de arte

Americano de 17 anos colocou óculos no chão e observou como as pessoas reagiam à 'obra'

A subjetividade de arte ganhou um novo e engraçado contexto esta semana, quando um adolescente americano pregou uma peça em visitantes do Museu de Arte Moderna de São Francisco, ao deixar seus óculos no chão e fazê-los pensar que era uma obra, parte da exposição.

O autor da pegadinha se chama TJ Khayatan, de 17 anos. Em entrevista ao site BuzzFeed, o garoto afirmou que ele e seus amigos estavam felizes com boa parte do museu, exceto por algumas obras que em nada pareciam com arte. “Estávamos muito impressionados com a qualidade de algumas pinturas e esculturas, mas algumas das ‘obras de arte’ eram estranhas”, diz o rapaz. “Uma das obras era um bicho de pelúcia em um cobertor, então questionamos se aquilo realmente era impressionante para alguém”, conta.

Foi então que ele decidiu colocar um par de óculos no chão do museu, próximo a uma parede, para ver a reação das pessoas. Em segundos, o jovem relata que visitantes começaram a parar para olhar o objeto e tirar fotos.

Leia também:

Museus fazem ‘vaquinha’ para comprar tela de Elizabeth I

Atenção, imagens fortes: Dolce & Gabbana estampa Romero Britto

Khayatan publicou algumas fotos da situação no Twitter. As imagens viralizaram e mais de 54.000 usuários da rede social curtiram a publicação.

Por fim, o garoto aprendeu uma lição. “Eu concordo que a arte moderna pode parecer uma piada. Mas a arte é uma maneira de expressar sua criatividade. Podemos interpretar isso como uma brincadeira, enquanto outros podem ter encontrado algum tipo de significado espiritual”, diz.