IMPERDÍVEL: Portinari é tema de exposição no MASP

Intitulada 'Portinari Popular', a mostra conta com cerca de 50 obras do artista

De 11 de agosto a 15 de novembro, o Museu de Arte de São Paulo (MASP) realiza uma exposição sobre um dos mais importantes pintores brasileiros, Candido Portinari. Intitulada Portinari Popular, a mostra conta com cerca de 50 obras do artista paulista.

Os personagens populares sempre estiveram em evidência nas obras de Portinari. Em seus quadros é possível ver trabalhadores em diversas atividades (o lavrador de café, a lavadeira, o seringueiro, o garimpeiro, o músico, o jangadeiro), figuras populares em diferentes contextos, ou migrantes, retirantes e despejados. O artista também retratava crianças engajadas em brincadeiras típicas e adultos em festas e comemorações populares do Brasil.

O MASP possui 18 obras do artista que, até hoje, estão entre as que despertam maior interesse do público. Além de telas do acervo do museu, Portinari Popular apresenta quadros de instituições públicas e coleções particulares.

O museu fica localizado na Avenida Paulista, e está aberto de terça a domingo, das 10h às 18h, e da quinta-feira, das 10h às 20h. Os ingressos custam 25 reais (inteira) e 12 (meia-entrada), às terças-feiras a entrada é gratuita.