Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

IMPERDÍVEL: Filme ‘Persona’, de Bergman, ganha mostra inédita

Em parceria com a 40ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e a Fundação Bergmancenter, Itaú Cultural mergulha na criação da obra do diretor

Os bastidores e o processo criativo de Persona (1966), filme emblemático do diretor sueco Ingmar Bergman (1918-2007), são tema da exposição que abre no Itaú Cultural, no dia de 15 de outubro, em São Paulo. Por trás da máscara – 50 anos de Persona sai pela primeira vez do Bergmancenter, fundação sueca que promove a obra do cineasta na ilha de Fårö, onde ele rodou alguns de seus filmes e viveu por cerca de 40 anos, até sua morte. Em parceria com a 40ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, o instituto homenageia o diretor e a obra.

Na exposição, o visitante tem acesso às notas dos cadernos de trabalho de Bergman, trechos do roteiro, fotos e vídeos de making of. A exposição é dividida em diversos painéis que apresentam o filme, seus elementos importantes, as influências de Bergman e a sua relação com Fårö. Um mapa da Ilha é exposto para situar os visitantes e inseri-los no cotidiano de Bergman.

A mostra perpassa todas as etapas do longa-metragem, desde a sua criação até o seu impacto no universo cinematográfico. Uma réplica do diário do cineasta, com anotações feitas durante o processo criativo, relatos em entrevistas e suas duas autobiografias trazem detalhes sobre a concepção e realização do filme. É exibido também o livro Um Herói de nosso Tempo, de Michail Liérmontov, que aparece em uma cena inicial em que um menino acorda rodeado de cadáveres em um hospital.

A personagem principal do filme é Elisabet Vogler (Liv Ullmann), uma atriz de teatro que deixa de falar repentinamente em meio a uma apresentação da tragédia Electra, de Sófocles. Nenhuma explicação física ou neurológica é encontrada para sua crise e Elisabet é colocada sob os cuidados da jovem enfermeira Alma (Bibi Andersson). Com a convivência, as duas se tornam cada vez mais próximas, provocando uma espécie de simbiose de personalidades.

Para complementar a exposição, no dia 20 de outubro, às 19h, Persona tem exibição única na Sala Itaú Cultural . Após o filme, será realizado um debate para falar sobre a obra e seu criador. A diretora da Fundação Bergmancenter, a brasileira Helen Beltrame-Linné, a cineasta Tata Amaral e o psicanalista Contardo Calligaris conversam com o público.