Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Grammy Latino aumenta em 10 as categorias principais

A Academia Fonográfica Latina aumentou de cinco para dez o número de indicados para as categorias principais do Grammy Latino, uma mudança que deve valer a partir da próxima edição destes prêmios, cuja cerimônia de entrega será celebrada em novembro próximo em Las Vegas, informou a organização.

“O Conselho Diretor e os membros diretores da Academia votaram por estender os campos do rock e tropical, reestruturar o campo do pop e desenvolver as quatro categorias generais para incluir 10 indicados em cada um”, explicou o comunicado divulgado nesta sexta-feira em Miami, sede da organização.

“Isto faz com que o número total de categorias do Latin Grammy, que serão conhecidas em novembro de 2012, seja de 47 – anteriormente eram 46”, esclareceu a Academia.

A mudança afetará as categorias de Melhor Álbum, Melhor Canção, Melhor Letra e Melhor Artista Revelação do ano.

Até agora eram entregues gramofones dourados aos melhores álbuns vocais pop masculino, feminino e dueto ou grupo, mas com a reestruturação feita pela Academia Fonográfica Latina, essas categorias serão reduzidas a Melhor Álbum Vocal Pop Contemporâneo e Melhor Álbum Vocal Pop Tradicional.

No segmento rock foi adicionada a categoria de Melhor Álbum Pop/Rock e no de música tropical foi inserido o prêmio de Melhor Álbum de Fusão Tropical.

Segundo a Academia, com o fim de “assegurar que o processo do Grammy Latino continue sendo representativo do panorama musical, o campo Alternativo agora aceita gravações em português e o Melhor Álbum de Música de Raízes brasileiras regional nativa agora se denomima Melhor Álbum de Música de Raízes brasileiras, elevando o total de categorias do Grammy Latino para 47”.

Entre as mudanças, pela primeira vez todos os membros da Academia Fonográfica Latina poderão apresentar um produto para a consideração da 13ª Entrega Anual do Grammy Latino através de um procedimento online.

Estas modificações foram decididas em uma reunião recente com autoridades da Academia, que escolheram os membros do novo Conselho Diretivo.

Ele é integrado pela coordenadora executiva do Auditório Nacional do México, Maria Cristina García-Cepeda; o compositor cubano-espanhol, quatro vezes premiado com o Grammy Latino, Óscar Gómez; a produtora, cantora, compositora e empresária argentina Cris Morena; e o cantor de merengue dominicano e ganhador do Grammy Latino, Johnny Ventura.

A 13º entrega destes prêmios será realizada em 15 de novembro próximo em Las Vegas e as indicações serão anunciadas em 26 de setembro, durante coletiva no Belasco Theater em Los Angeles, Califórnia (oeste).