Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Grafite de Banksy é vendido por R$ 543 000 em Londres

Uma icônica obra do grafiteiro britânico Banksy, Love Is in the Air, foi vendida nesta quinta-feira em um leilão da casa Bonhams, em Londres, por 163 000 libras (543 000 reais). No grafite de 2006, uma de suas obras mais conhecidas, se vê um manifestante posicionado como se fosse lançar um coquetel molotov, mas o que ele tem na mão é um ramo de flores.

LEIA TAMBÉM:

Banksy zomba do mercado de artes e da crítica com ‘Exit Trough The Gift Shop’

Oscar 2011: a disputa entre Banksy e Vik Muniz

A peça foi assinada por Banksy e é acompanhada de um certificado de autenticidade, explicou Bonhams, mais que necessário nesses casos, já que até hoje não se sabe a identidade do artista, nem mesmo se ele é uma pessoa ou um coletivo. O mistério que envolve a figura de Banksy, assim como o contundente mensagem de seus grafites que se transformaram em ícones anticapitalistas, aumentaram o interesse e a cotação por suas obras que, paradoxalmente, saíram das ruas para se transformar em peças de colecionadores.

MAIS: Obras de Banksy são vendidas por quase US$ 500 000 em Londres

‘Simpsons’ inova com abertura inspirada em Banksy

A casa londrina realizou nesta quinta um leilão de arte contemporânea com obras de autores como Gilbert & George, Damien Hirst, Keith Haring e David Hockney, no qual a obra de Banksy era a grande estrela. No entanto, a peça que alcançou a maior cotação foi um quadro de Chu Teh-chun, Abstraction Neige III (1985), avaliado em 289 000 libras (963 000 reais).

(Com agência EFE)