Gisele Bündchen planta árvore no Rio de Janeiro

Top model vai à Quinta da Boa Vista para dar início ao plantio de 50.000 mudas, parte da programação do Dia Mundial do Meio Ambiente

Ninguém melhor que Gisele Bündchen para colocar um assunto na moda. Na véspera do Dia Mundial do Meio Ambiente, a top model, que é embaixadora da Boa Vontade do Pnuma (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), foi ao Rio de Janeiro para plantar a primeira de uma série de 50 mil árvores que serão símbolo da data – 5 de junho. Gisele não fez feio: arregaçou as mangas, manuseou a pá, sujou as mãos de terra e, ao lado da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, transformou uma muda de sapucaia em celebridade, tamanha a quantidade de flashes dirigidos à planta.

Mais cedo, ao chegar para o evento na Quinta da Boa Vista, Gisele falou do que faz em casa para salvar o planeta. “Reduzimos o volume de lixo, e agora ele só é recolhido de 10 em 10 dias, ou de 15 em 15”, explicou, falando sobre a realidade de Boston, nos Estados Unidos, onde mora com o marido, o jogador de futebol americano Tom Brady – tão ou mais famoso que Gisele em seu país.

“Vamos salvar o planeta, gente”, pediu Gisele, ao vivo, no programa de Ana Maria Braga, na Rede Globo. “Lá em casa nós temos paineis solares, garrafinhas individuais com filtro para a água, não deixamos a torneira aberta”, ensinou.

Descontadas as particularidades do mundo de Gisele, é louvável a iniciativa. A modelo vai participar de uma coletiva com a ministra e o diretor executivo do Pnuma, Achim Steiner, e, à noite, no Copacabana Palace, onde está hospedada, será a estrela da premiação Campeões da Terra, do Pnuma.