Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Fernanda Montenegro: ‘Nos empurram para campo de concentração cultural’

Em nova postagem contra a perseguição às artes, atriz compara situação à vivida por vítimas do nazismo

Fernanda Montenegro voltou a falar sobre a perseguição às artes em uma publicação em sua página no Facebook nesta segunda-feira. “Estão nos encaminhando para um campo de concentração cultural”, escreveu a atriz, fazendo referência aos centros de confinamento para os quais eram levadas as vítimas do nazismo nas décadas de 30 e 40.

Fernanda vem vocalizando sua preocupação com o universo das artes desde setembro, quando a exposição Queermuseu foi fechada em Porto Alegre após protestos por causa do conteúdo da mostra. Na época, escreveu em sua página: “Meu protesto a respeito de qualquer censura à expressão da arte no Brasil”.

Em meados de outubro, demonstrou seu apoio a José Celso Martinez Corrêa, dramaturgo que está em embate com Silvio Santos, que quer construir torres residenciais no terreno ao lado do Teatro Oficina, cujo edifício é tombado. “A partir desse Bexiga, dessa Oficina, o Zé nos traz o desassossego mais provocador, mais tonitruante, mais triunfante de São Paulo e do Brasil culturalmente falando. O Oficina dá ao Bexiga a dimensão da inquietação da Arte na vida e projeta esse bairro à altura da Cidade de São Paulo e do País. O Oficina é um marco histórico, cultural, visceral de uma Cidade, de um Estado”, escreveu.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Social Democrata Nem Direita Nem Esquerda

    Que conclusão mais sem pé e sem cabeça essa, dona. Não temos saúde, não temos educação, não temos segurança, não temos ferrovias, não temos estradas decentes, não temos emprego e etc, etc, etc…e vem falar de “arte”? De dancinha? De teatrinho para meia dúzia de “cabeças feitas”? Há claro, como em Roma antiga: Pão e circo! Política da esquerda para a manipulação do povo, como sempre.

    Curtir

  2. Marcos Ronan Ferreira

    Esta senhora está na contra mão do Brasil descente – boicote não é censura, nem lei é – é legítima a defesa da sociedade quando não gosta de algo que a incomoda, que lhe afronta, ainda mais quando é maioria que se comporta contra. Comparar com o nazismo é ofender a maioria do povo brasileiro.

    Curtir

  3. Lauro Antônio Tragueta

    Fernanda Montenegro. Depois de velha, quer se promover incentivando a pornografia e a destruição das mentes puras das crianças!? Fernanda, está na hora de você pegar um rosário e pedir a DEUS que tenha misericórdia de você. Convenhamos!

    Curtir

  4. Mauro Julio Vieira

    Fim de vida triste para uma pessoa que, profissionalmente, se destacou no mundo dos palcos como boa atriz.
    Infelizmente deixou-se levar pela vulgaridade daqueles que acreditam em demagogias de políticos como Lula e bando, o qual apoiou durante os 13 anos anos de poder, além do Cabral aí do Rio com que apareceu até abraçando.
    Definitivamente não aprendeu nada daquilo que o teatro pode nos oferecer de melhor, sobre a nossa natureza, e pasme, para uma pessoa que teve contato com obras de gênios que se dedicaram a isto como Shakespeare e Nelson Rodrigues.

    Curtir