Estava na cara: criadora recua e diz que Hello Kitty é gata

Representante da Sanrio afirma que a personagem é uma 'versão antropomórfica' do animal de estimação. Assim como os personagens da Disney são 'humanos', embora sejam patos, ratos ou cachorros

A humanidade pode voltar a respirar aliviada. Hello Kitty é, sim, uma gata – estava na cara. Nesta semana, para a estupefação geral, uma antropóloga da Universidade do Havaí que estuda o fenômeno da personagem, Christine R. Yano, havia arrancado essa certeza dos fãs. Christine disse que, segundo a Sanrio, empresa especializada em licenciamento de personagens que criou a Hello Kitty em 1974, ela não era uma gatinha, e sim uma garotinha britânica do signo de escorpião.

A bombástica revelação, publicada no jornal americano Los Angeles Times, levou o blog Kotaku a entrar em contato com a Sanrio para tirar a história a limpo. A empresa então disse que a personagem é uma gata, mas “antropomorfizada”, isto é, com características humanas. Assim como o Pato Donald é um “homem” e também um pato. “Hello Kitty foi feita nos moldes de uma gata. Seria um exagero dizer que ela não é uma gata. Hello Kitty é a personificação de um gato”, disse um representante da Sanrio ao blog.

ENQUETE: Se Hello Kitty é uma menina, o que é aquele seu bigode?

A complexa identidade de Hello Kitty parece ter confundido a cabeça da sua especialista — ou tudo não passou de uma espécie de telefone sem fio entre a Sanrio e a antropóloga. A confusão teria acontecido depois de a empresa explicar a Christine que Hello Kitty é uma gata com características humanas. Como se a Disney avisasse que Mickey Mouse é um rato que anda e fala como um homem. “Hello Kitty é uma caricatura. É uma garotinha, uma amiga. Mas não uma gata. Ela anda e senta como um ser bípede”, dizia o recado da marca à pesquisadora.

Outra razão para o desentendimento é a cultura japonesa. No site oficial de Hello Kitty, ela é apresentada como uma “menina alegre”. No Japão, é comum que gatos sejam chamados de “meninas” ou “meninos” pelos donos, que consideram o animal de estimação como um membro da família.

Leia também:

Sucesso bizarro de marketing, Hello Kitty lança (também) cerveja

Mostra de Hello Kitty tem boneca de US$ 247 000

O choque da “revelação” de que Hello Kitty seria uma garota foi tão grande que a Peanuts, empresa que detém a marca e os personagens do Snoopy, se apressou a garantir que o personagem é, sim, um cachorro. A informação foi postada nesta quinta, no Twitter da companhia.