Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

‘Elysium’, com Wagner Moura, é acusado de plágio

Os produtores do filme Elysium e seu diretor, Neill Blomkampe, foram acionados na Justiça pelo roteirista Steve Wilson Briggs, que alega ter sido plagiado pelo grupo. As informações são do site americano The Wrap, que teve acesso aos documentos do processo, na Califórnia, Estados Unidos.

Apesar de ter apenas a produção independente The Amazing Mr. Excellent (2010) no currículo, Briggs escreveu em 2005 a história Butterfly Driver, que foi publicada em 2007 no site de roteiros do ator Kevin Spacey e do produtor Dana Brunetti (TriggerStreet.com). A página abriga o trabalho de gente nova interessada em busca de vitrine.

Segundo o roteirista, a ficção científica que separa ricos e pobres entre o planeta Terra e um satélite em órbita chamado Elisyum, e que tem Wagner Moura, Matt Damon e Alice Braga no elenco, apresenta diversas semelhanças com a sua história. Briggs acredita que seu texto tenha sido lido e copiado a partir do site de Spacey.

No processo, o autor diz que as semelhanças não residem apenas no enredo, mas também na construção dos personagens, nos conflitos, na trajetória do herói e em todas as crises vividas pelo grupo.

Por enquanto, os produtores do filme não se pronunciaram, assim como o site que abrigou o roteiro de Briggs.

Em cartaz nos Estados Unidos desde 9 de agosto, e no Brasil desde 20 de setembro, a superprodução já angariou mais de 272 milhões de dólares em bilheteria em todo o mundo. Só no Brasil, foram cerca de 15 milhões de reais.