Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Dez hits de David Bowie, o músico camaleônico

David Bowie soube unir como poucos a música popular e a experimentação, combinação que fez dele um dos astros do pop mais importantes de todos os tempos. Verdadeiro artista camaleônico, ele havia acabado de lançar o 25º álbum de estúdio de sua carreira, Blackstar, que saiu à venda no dia 8 de janeiro, sexta-feira, coincidindo com seu 69º aniversário.

Entrevista VEJA: ‘Não quero me transformar no Frank Sinatra do rock’, diz Bowie

O cantor e compositor, que modelou sua carreira em sucessivas reencarnações, através de personagens como Ziggy Stardust, Aladdin Sane ou Thin White Duke, era um intérprete visionário que influenciou várias gerações de artistas. Os mais de 140 milhões de discos vendidos, a influência exercida sobre colegas de profissão como Lady Gaga, Placebo ou Blur, ou ainda o milhão de visitantes que foram a sua exposição itinerante, David Bowie Is, lançada em 2013 em Londres, confirmam o alcance de seu sucesso.

Leia também:

Políticos e celebridades lamentam a morte de Bowie: um ‘gênio’ e ‘herói do rock’

Do hit Starman, entoado pelo alter ego andrógino Ziggy Stardust, ao sóbrio disco The Next Day, de 2013, confira abaixo uma lista com dez grandes músicas de Bowie:

‘Starman’

Lançada em 1972, no disco The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars, a faixa é de causar arrepios nos mais nostálgicos. O álbum é considerado um marco na cultura pop e fez de Bowie um dos poucos a mesclar música, moda e performance artística. 

‘Changes’

A canção do disco Hunky Dory marca a estreia do músico na parada americana Billboard Hot 100, em 1972. 

‘Fame’

Ao longo da carreira, o músico britânico emplacou duas músicas no primeiro lugar da disputada parada Billboard Hot 100. Fame, do disco Young Americans, de 1975, foi a primeira. 

‘Rebel Rebel’

Faixa do disco Diamond Dogs, de 1974, a música é considerada a despedida de Bowie do movimento rock glam, popularizado por ele.

‘Young Americans’

A canção, parte do disco de mesmo nome, lançado em 1975, possui forte influência da música negra americana, estilo que ganhou o apelido de ‘plastic soul’ por Bowie. 

‘Heroes’

A música que dá título ao disco lançado em 1977 é parte da “trilogia de Berlim” (formada porLow, Heroes e Lodger), discos gravados na época que o músico vivia na cidade alemã. Heroes se tornou uma das mais famosas na voz de Bowie e ganhou diversos covers, entre eles de músicos como Oasis e Bon Jovi.

‘Fashion’

O single do álbum Scary Monsters (and Super Creeps), de 1980, foi um dos primeiros a ser lançado pelo músico após a trilogia Berlim, e traz um som ainda mais dançante, com uma forte batida eletrônica. 

‘Under Pressure’

A música lançada em parceria com a banda Queen, em 1981, se tornou um hit no mundo, especialmente no Reino Unido, onde ela conquistou o topo da parada UK Singles Chart.

‘Let’s Dance’

Parte do disco que leva o mesmo nome, lançado em 1983, Let’s Dance foi a segunda faixa de Bowie a conquistar o primeiro lugar na parada americana Billboard Hot 100. 

‘The Next Day’

A música é parte do disco de mesmo nome, lançado em 2013. O álbum foi um dos mais bem sucedidos de Bowie na parada americana até hoje, chegando ao segundo lugar dos mais vendidos. No total, o músico emplacou 39 discos entre os mais populares da Billboard

(Da redação com agência EFE)