Entretenimento

Como é a performance do artista nu que foi tocado por crianças

Causou revolta nas redes sociais uma performance apresentada no Museu de Arte Moderna (MAM) de São Paulo na qual uma garotinha toca em um homem completamente nu.

Na apresentação, que desde o início estava programada para acontecer apenas uma vez, Wagner Schwartz fica deitado nu em um tatame e o público pode mexer em seus braços, pernas e no restante do corpo para alterar sua posição.

Trata-se de uma referência à série Bichos, da mineira Lygia Clark, com objetos feitos de metais articulados, que permitem a manipulação do público. A escultura pode ser apenas vista pelo visitante da mostra, mas é na interação que ela se desdobra em significados.

Na performance La Bête, Wagner se coloca, desnudo, sobre um tablado, para que as pessoas se aproximem, observem e, é claro, interajam com ele. A conexão entre Schwartz e a obra é explicitada pela presença de uma réplica de um dos “bichos” de Lygia Clark.

O que causou polêmica foi a presença da menina que, como mostra o vídeo que se espalhou nas redes sociais, está acompanhada da mãe. O artista está deitado de barriga para cima, com a genitália à mostra, e é tocado na canela e nos pés.

Em nota, o MAM declarou que a performance não tem nenhuma carga de erotismo. O artista ainda não se pronunciou.

 

Outbrain