Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Como é a performance do artista nu que foi tocado por crianças

Wagner Schwartz, que se propõe a ser a personificação de uma obra de Lygia Clark da série ‘Bichos’, ainda não se pronunciou

Causou revolta nas redes sociais uma performance apresentada no Museu de Arte Moderna (MAM) de São Paulo na qual uma garotinha toca em um homem completamente nu.

Na apresentação, que desde o início estava programada para acontecer apenas uma vez, Wagner Schwartz fica deitado nu em um tatame e o público pode mexer em seus braços, pernas e no restante do corpo para alterar sua posição.

Trata-se de uma referência à série Bichos, da mineira Lygia Clark, com objetos feitos de metais articulados, que permitem a manipulação do público. A escultura pode ser apenas vista pelo visitante da mostra, mas é na interação que ela se desdobra em significados.

Na performance La Bête, Wagner se coloca, desnudo, sobre um tablado, para que as pessoas se aproximem, observem e, é claro, interajam com ele. A conexão entre Schwartz e a obra é explicitada pela presença de uma réplica de um dos “bichos” de Lygia Clark.

O que causou polêmica foi a presença da menina que, como mostra o vídeo que se espalhou nas redes sociais, está acompanhada da mãe. O artista está deitado de barriga para cima, com a genitália à mostra, e é tocado na canela e nos pés.

Em nota, o MAM declarou que a performance não tem nenhuma carga de erotismo. O artista ainda não se pronunciou.

 

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. A matéria diz: “Por atenção ao Estatuto da Criança e do Adolescente, o vídeo não foi publicado aqui.” A revista simplesmente está com medo de levar uma baita multa, pois sabe que é corrupção de menor. O Ministério Público deve estar anestesiado para se calar. Deviam processar e multar o Museu, decretar a prisão dos pais e arrebentar em multa mídias como a revista Veja que publicam, incentivam e defendem esses tipos de crime. Continuar com a assinatura dessa porcaria de revista está realmente difícil.

    Curtir

  2. Você Coloca Sua Filha De 4 Anos
    Pra Fazer Aula De Artes Visuais
    Na Escola Pedofilicana De Artes
    E Um Belo Dia Ela Conta Que
    O Professor Tirou Toda À Roupa
    E Fez Ela Tocar Suas Partes……
    Na Falta De Uma Estátua, Comete
    Um Crime !!!

    Curtir

  3. O texto diz: “Por atenção ao Estatuto da Criança e do Adolescente, o vídeo não foi publicado aqui”. Então não é arte? O ECA não vale para o MAM?

    Curtir

  4. Geraldo Bohessef Bou Assaf

    Art. 3o O art. 240 da Lei no 8.069, de 1990, passa a vigorar com a seguinte redação:

    “Art. 240. Produzir ou dirigir representação teatral, televisiva, cinematográfica, atividade fotográfica ou de qualquer outro meio visual, utilizando-se de criança ou adolescente em cena pornográfica, de sexo explícito ou vexatória:

    Pena – reclusão, de 2 (dois) a 6 (seis) anos, e multa.

    § 1o Incorre na mesma pena quem, nas condições referidas neste artigo, contracena com criança ou adolescente.

    § 2o A pena é de reclusão de 3 (três) a 8 (oito) anos:

    I – se o agente comete o crime no exercício de cargo ou função;

    II – se o agente comete o crime com o fim de obter para si ou para outrem vantagem patrimonial.” (NR)

    Curtir

  5. Editaram a materia. Tiraram as referencias de apoio a pedofilia. Canalhas.

    Curtir

  6. Silvana Guedes

    Gostaria sinceramente que esse artista junto com a mãe da menor fossem presos. Isso não é arte e sim uma safadeza .Estamos vivendo uma inversão de valores uma sodoma e gomorra. Só pode.

    Curtir

  7. Johnny Bravo

    Quanta gente maluca… Meu Deus… Tempestade em copo d’água…

    Curtir

  8. SAMUEL B DA LUZ

    Isso aí chama-se pedofilia!

    Curtir

  9. Os psicólogos da linha freudiana devem estar de cabelos em pé! O que aconteceu nesta exposição é sim crime, e praticado pela mãe que levou a criança e induziu-a a tocar o corpo nu do artista. Por que se diz isso? Porque os psicólogos freudianos explicam que não se deve induzir a criança a tocar o corpo de estranhos e nem deixar tocar o seu. É aquela velha história de não obrigar a criança a beijar as visitas! Se isso ocorre estar-se-ia “quebrando” a resistência da criança, achando ela que isso é permitido com seu corpo e do outro, o que abre as portas para futuros abusos! COMPREENDAM ISSO GENTE!!! Se não houvesse a criança nesse vídeo, OK, seriam adultos interagindo com a tal obra de arte. Mas NÃO! É uma criança que não tem discernimento do que faz, uma pessoa incapaz (como diz a lei civil) que foi induzida pela mãe! Não pode!

    Curtir

  10. Julio Cesar Paes

    bla bla bla …na qual uma garotinha toca em um homem completamente nu bla bla bla bla
    O que causou polêmica foi a presença da menina que, como mostra o vídeo que se espalhou nas redes sociais, está acompanhada da mãe bla bla bla bla bla bla
    FOI LIXO ! E ACABOU ! LIXO !
    VÃO FAZER PERFORMANCE DESSE TIPO NO RAIO QUE O PARTA.

    Curtir