Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Clipe americano com 5.000 pessoas vira hit do YouTube

Moradores de Grand Rapid, nos EUA, dublam a música 'American Pie' em vídeo sem cortes

Se o videoclipe de A Banda Mais Bonita da Cidade já tinha virado febre na internet pela qualidade da gravação, toda feita em plano-sequência (sem cortes) e com dezenas de figurantes, um vídeo americano (assista abaixo) se tornou popular pelos mesmos motivos. Mas suas proporções são outras. Nada menos do que 5.000 pessoas da cidade de Grand Rapids, no estado americano de Michigan, participam da gravação, cujo propósito é rebater uma reportagem da revista Newsweek.

Recentemente, uma matéria do periódico apontou as 10 “cidades morimbundas” dos Estados Unidos, levando em consideração a variação populacional nos últimos 10 anos e a proporção de pessoas com menos de 18 anos. Grand Rapids estava listada, junto a Nova Orleans, Detroit e Pittsburgh, entre outras. “Nós discordamos com toda a força da reportagem e queríamos criar um vídeo que mostrasse a paixão e energia que sentimos crescer nesta grande cidade”, diz a mensagem no YouTube.

Entre anônimos e rostos conhecidos de Grand Rapids – como o prefeito e o reitor da universidade -, milhares de pessoas se revezam em frente às câmeras, enquanto dublam a música American Pie, clássico de Don McLean. O vídeo, de nove minutos, já tem 2,7 milhões de acessos e chegou a receber elogios do jornalista Roger Ebert, um dos maiores nomes da crítica de cinema do país. A produção contou com 40.000 dólares (cerca de 64.000 reais), arrecadado junto a patrocinadores locais.