Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

‘Blade Runner 2049’ decepciona nas bilheterias nos EUA

Filme arrecadou apenas 31,5 milhões de dólares na América do Norte, contra previsão de faturar até 50 milhões de dólares

Um dos melhores filmes feitos neste século XXIBlade Runner 2049 não teve ainda o justo reconhecimento do público. O filme teve uma arrecadação frustrante de 31,5 milhões de dólares em seu fim de semana de estreia na América do Norte — mercado que soma Estados Unidos a Canadá. No Brasil, segundo a ComScore, empresa que afere a bilheteria nacional, a sequência do filme de 1982 estreou em primeiro lugar na quinta-feira passada, mas ainda não foi divulgado o resultado de todo o fim de semana, que deve sair no início da tarde desta segunda.

Em uma das maiores decepções dos últimos anos, Blade Runner 2049 ficou abaixo das expectativas, que estavam na casa de 45 milhões a 50 milhões de dólares no início do fim de semana, com boa análise dos críticos, forte pré-venda de ingressos e um retrospecto de sucesso do original Blade Runner, de 1982.

No entanto, o filme arrecadou apenas moderados 12,7 milhões de dólares na sexta-feira, incluindo 4 milhões nas pré-estreias de quinta-feira. O sábado marcou uma queda de 11%, para 11,4 milhões de dólares, e a projeção total para domingo é de 7,4 milhões de dólares.

Um dos fatores decisivos para a performance negativa é a duração de 163 minutos do filme — que limita o número de exibições por dia –, além do interesse bem abaixo do esperado entre o público mais jovem.

Blade Runner 2049, que tem Ryan Gosling e Harrison Ford como astros, teve estimativa de custo de 150 milhões de dólares. Denis Villeneuve dirige o filme, que se passa em uma Los Angeles futurística em 2049 com Gosling como policial lidando com “replicantes” em busca de liberdade.

(Com agência Reuters)