Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Beyoncé lacra na premiação da MTV: 8 troféus

Cantora fez apresentação com críticas à violência nos EUA e faturou a principal categoria da premiação, de Vídeo do Ano pelo clipe de 'Formation'

Beyoncé foi a grande estrela do MTV Video Music Awards, na noite deste domingo no Madison Square Garden, em Nova York, em que fez uma apresentação de 15 minutos com críticas à violência com armas de fogo nos Estados Unidos, e saiu com oito troféus, incluindo o principal da festa, o da categoria Vídeo do Ano pelo clipe de Formation. Favorita do VMA com onze indicações, Beyoncé dedicou a vitória à população de Nova Orleans.

LEIA TAMBÉM:
Beyoncé canta sobre traição e o poder da mulher negra em novo disco
Beyoncé lança trailer completo do projeto com a HBO
Policiais de Miami pedem boicote ao show de Beyoncé

A cidade do sul dos Estados Unidos inspirou o clipe de Formation, dirigido por Melina Matsoukas, que menciona a passagem do devastador furacão Katrina e a cultura local da Louisiana. Formation provocou grande sensação nos Estados Unidos por sua referência à violência policial contra os negros, o que deixou a estrela pop em um terreno mais político do que aquele a que estava acostumada até então. Na disputa pelo prêmio principal, Formation bateu o single Hello, de Adele, além de Hotling Bling, do cantor Drake, Sorry, de Justin Bieber, e Famous, de Kanye West. 

No VMA, Beyoncé, 34 anos, cantou Hold up, canção que foi premiada na categoria melhor clipe de artista feminina e que fala da revolta de uma mulher enganada, tema chave do álbum Lemonade, obra que faz alusão aos boatos de infidelidade de seu marido, o rapper Jay-Z. Ela também venceu nas categorias de melhor vídeo feminino e recebeu prêmios por coreografia, montagem e vídeos em formatos longos, categorias que são votadas pelos fãs.

Britney Spears teve a árdua missão de se apresentar depois de Beyoncé, com uma canção de seu novo álbum, Glory.

A cantora Alicia Keys, que se nega a usar maquiagem como forma de protesto contra os códigos de beleza impostos pela sociedade, recitou um poema inspirado por Martin Luther King e cantou a capela. O dia 28 de agosto é o aniversário do famoso discurso do pastor sobre o seu sonho de igualdade entre os povos.

Rihanna, que aos 28 anos recebeu o prêmio Michael Jackson Video Vanguard por sua carreira, também foi uma das estrelas da noite, com direito a quatro apresentações e 13 músicas no palco, entre Rude Girl, Diamonds, Only Girl in the World a mais recente, Work. Ela ainda ouviu uma declaração de amor do rapper Drake, que a homenageou no palco.

O Fifht Harmony, grupo de cinco meninas que surgiu no programa de talentos The X Factor, recebeu dois prêmios AstronautaMuitos dos grandes nomes da música pop, incluindo Justin Bieber, Adele e Taylor Swift, não participaram da cerimônia. Listas dos vencedores nas principais categorias do VMA:

– Vídeo do ano

Beyoncé – Formation

– Melhor vídeo – Artista Feminina

Beyoncé – Hold up

– Melhor vídeo – Artista masculino

Calvin Harris com Rihanna – This Is what You Came for

– Melhor vídeo pop

Beyoncé – Formation

– Melhor vídeo hip hop

Drake – Hotline Bling

– Melhor colaboração

Fifht Harmony com Ty Dolla $ign – Work from Home

– Melhor artista novo

DNCE

– Melhor direção de arte

David Bowie – Blackstar (Jan Houllevigue)

– Melhor fotografia

Beyoncé – Formation (Malik Sayeed)

– Melhor coreografoa

Beyoncé – Formation (Chris Grant, JaQuel Knight, Dana Foglia)

– Melhor direção

Beyoncé – Formation (Melina Matsoukas)

– Melhor edição

Beyoncé – Formation (Jeff Selis)

– Melhores efeitos visuais

Coldplay – Up&Up (Vanya Heymann)

Michael Jackson Video Vanguard Award (pelo conjunto da carreira)

Rihanna

(Com agências Reuters e France-Presse)