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Band testa paciência do público com mais um ‘MasterChef’

Superexploração do formato já vem até causando desconforto nos bastidores com a equipe do reality

Por Da redação
Atualizado em 5 out 2016, 13h56 - Publicado em 4 out 2016, 21h19

Um dos maiores acertos da Band nos últimos anos, a versão brasileira do reality culinário MasterChef se tornou um sucesso comercial, de crítica e de repercussão. Patrocinadores de peso, ações de marketing, resenhas favoráveis, maior audiência do canal durante a semana e recordes de comentários (e memes) no Twitter garantiram ao programa status de estrela da emissora. Mas a Band, possivelmente surpresa com o resultado de sua aposta, resolveu explorar ao máximo sua nova galinha dos ovos de ouro – impondo um terrível teste de paciência ao público, até mesmo àquele que gosta do reality.

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Entre setembro de 2014 e outubro de 2016, terão estreado no canal cinco temporadas do MasterChef Brasil: as três temporadas regulares do programa, com cozinheiros amadores, em 2014, 2015 e 2016; uma edição com crianças, o MasterChef Júnior, no ano passado; e uma versão com cozinheiros e profissionais que já são ligados à gastronomia, o MasterChef Profissionais, que estreia nesta terça-feira. Até aqui, foi ao ar uma temporada a cada semestre, todas apresentadas por Ana Paula Padrão e tendo como jurados os chefs Erick Jacquin, Henrique Fogaça e Paola Carosella.

Cada uma, claro, tinha suas diferenças, a começar por seus participantes, cada um com suas características pessoais, idades e profissões. Mas o formato nunca mudou –  nem pode, já que a Band tem um contrato que a impede de alterar muito o programa para não se afastar da marca de sucesso que é explorada em diversos países, como Estados Unidos, Austrália e Colômbia. Porém, o que o canal poderia fazer, sim, seria aumentar o intervalo entre as temporadas, como acontece com realities longevos, caso do Big Brother Brasil, que exibe uma edição por ano e deve estrear sua 17ª temporada no começo de 2017.

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Nos bastidores, a impressão é a mesma: a própria equipe do reality acha que a Band exagera ao emendar uma edição na outra. Em 2015, a segunda temporada regular do MasterChef terminou em 15 de setembro e, pouco mais de um mês depois, em 20 de outubro, já entrava no ar a versão Júnior. Neste ano, a emissora decidiu aumentar o número de participantes e, portanto, de semanas que a atração ficaria no ar. A terceira temporada estreou em 15 de março e chegou ao fim em 23 de agosto e, nesta terça, 4 de outubro, a Band já lança o Profissionais.

Ninguém duvida do potencial do MasterChef em atrair audiência e engajar fãs na internet. Mas deve haver um limite para não cansar justamente esse público que já abraçou o programa.

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