Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Após polêmica do MAM, associação repudia ‘tentativas de censura’

Entidade de críticos enviou nota oficial

Depois da revolta em torno de uma performance no MAM de São Paulo na qual uma garotinha tocou em um homem nu, a Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) enviou à imprensa uma nota repudiando a tentativa de “cerceamento de liberdade de expressão artística” no Brasil. “Frente ao que vem ocorrendo no campo das artes visuais em alguns estados do Brasil em termos de censura, a diretoria da ABCA está divulgando uma posição da associação”, escreveu a presidente da entidade, Maria Amelia Bulhões, em um e-mail.

A nota não cita exemplos, mas é divulgada à luz de outros episódios recentes. Um juiz de Jundiaí proibiu apresentações da peça O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu, com Jesus Cristo como travesti. Em Porto Alegre, a mostra Queermuseu – Cartografias da Diferença da Arte Brasileira foi cancelada após protestos, por conter obras que fazem referência, por exemplo, à zoofilia.

Abaixo, trechos da nota:

“A Associação Brasileira de Críticos de Arte, ABCA, ocupa um lugar historicamente importante na luta pelo direito à manifestação livre de ideias do qual não abrimos mão. Neste momento, em que ações de maior e menor magnitude atentam contra a livre exposição de obras de artes visuais, não podemos deixar de nos manifestar.”

“Tornamos pública nossa posição: lutamos por uma sociedade plural constituída pelo debate, pelo dissenso e plenamente fortalecida nas mais variadas formas de expressão da cena contemporânea. Somos contra qualquer forma de censura, pois ela restringe a liberdade de expressão e do conhecimento e tenta retirar da arte sua potencialidade de dissidência e ruptura. Como ser livre tentando calar o outro.”

(Com Estadão Conteúdo)

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Uma Criança De 4 Anos Não Pode Ter Seu Direito
    De Ser Criança, Violentado Por Inescrupulosos….
    Arte Visual Não Compreende Em Momento Algum
    Expor Uma Criança À Anatomia De Um Homem…
    A Definição De Arte Visual No Google É Diferente…
    Isso Pode Ser Chamado De Qualquer Coisa Menos
    De ” Arte Visual “

    Curtir

  2. Expor A Criança Ao Constrangimento Ilegal É Crime !
    A Criança Foi Induzida, Não Houve Espontaneidade !
    Obra De Artes Visuais No Google São Bem Diferentes!
    Claro Crime De Constrangimento Ilegal À Criança !!!!
    A Proposta Não Caracteriza Obra De Arte Visual !!!!

    Curtir

  3. Cleverson Lacerda Toledo

    Essa associação deve ser outra coisa inutil, se isso chamam de arte , sem comentarios, o Brasil tem de ser passado a limpo a começar por essa escoria que não tem talento nenhum para fazer arte e vomitam essa nojera, ainda com o dinheiro publico pois nãoo são capazes de gerar renda nenhuma

    Curtir

  4. Você Coloca Sua Filha De 4 Anos
    Pra Fazer Aula De Artes Visuais
    Na Escola Pedofilicana De Artes
    E Um Belo Dia Ela Conta Que
    O Professor Tirou Toda À Roupa
    E Fez Ela Tocar Suas Partes……
    Na Falta De Uma Estátua, Comete
    Um Crime !!!

    Curtir

  5. Valdemir Snk

    lixo de arte, quantas porcarias, repudio completamente.

    Curtir

  6. SAMUEL B DA LUZ

    É essa mãe que permitiu esse ato de pedofilia? Que irresponsável!!

    Curtir

  7. Os psicólogos da linha freudiana devem estar de cabelos em pé! O que aconteceu nesta exposição é sim crime, e praticado pela mãe que levou a criança e induziu-a a tocar o corpo nu do artista. Por que se diz isso? Porque os psicólogos freudianos explicam que não se deve induzir a criança a tocar o corpo de estranhos e nem deixar tocar o seu. É aquela velha história de não obrigar a criança a beijar as visitas! Se isso ocorre estar-se-ia “quebrando” a resistência da criança, achando ela que isso é permitido com seu corpo e do outro, o que abre as portas para futuros abusos! COMPREENDAM ISSO GENTE!!! Se não houvesse a criança nesse vídeo, OK, seriam adultos interagindo com a tal obra de arte. Mas NÃO! É uma criança que não tem discernimento do que faz, uma pessoa incapaz (como diz a lei civil) que foi induzida pela mãe! Não pode!

    Curtir

  8. Josemar Silva Dos Santos

    ARTICIDIO JÁ! temos que fazer malasartes com estes MALASARTES , ou continuaremos assistindo estes PEÇAS de TERROR.

    Curtir