Álbum com inéditas de Jimi Hendrix sairá em março

Entre elas está 'Somewhere', canção recém-descoberta e gravada por Hendrix em março de 1968 com o baterista Buddy Miles e o baixista Stephen Stills

A essência de um Jimi Hendrix em sua fase mais inquieta está presente no álbum People, Hell And Angels, que será lançado no dia 5 de março e inclui gravações inéditas, segundo o veterano produtor Eddie Kramer, que foi seu colaborador de 1967 até sua prematura e misteriosa morte. Doze músicas gravadas entre 1968 e 1969 refletem um momento particular na breve trajetória do guitarrista americano (1942-1970), obcecado pela experimentação e por abrir outras portas musicais.

“Naquela época, Jimi estava muito inquieto. Ele gostava de tocar com outros artistas e não paravam de chegar bandas inovadoras a Nova York”, diz Kramer. Na época, Hendrix preparava o álbum duplo First Rays of the New Rising Sun (lançado finalmente em 1997), logo após o aclamado Electric Lady. “O disco revela o Jimi que precisava fazer uma parada brusca e se distanciar do sucesso incrível de Electric Lady para testar coisas novas. E é disto que se trata este disco. Do Jimi que se afasta do Jimi Hendrix Experience”, explicou Kramer.

Vídeo: O Jimi Hendrix da batuta

O novo trabalho póstumo do célebre guitarrista chega dois anos depois de Valleys of Neptune, um dos álbuns de estúdio publicados após sua morte. Entre as canções selecionadas por Kramer, Janie Hendrix, irmã do músico, e John McDermott está uma totalmente inédita, Somewhere, recém-descoberta e gravada em março de 1968 com o bateria Buddy Miles e com Stephen Stills no baixo. Também aparecem canções antigas de Hendrix, como Earth Blues e Izabella, do grupo Gypsy Sun & Rainbows, mas em uma versão nova.

“Nestas 12 canções está o melhor de Hendrix. É um disco especial pois, depois deste, não haverá mais nada”, afirmou o produtor.

Hendrix nasceu em 1942 em Seattle, nos Estados Unidos, e morreu em Londres em 1970, por intoxicação de barbitúricos e inalação de vômito. Ele tinha apenas 27 anos, e havia recém-alcançado o estrelato com sua banda, a Jimi Hendrix Experience.

(Com agência EFE)