Academia Sueca insiste: Dylan pode retirar Nobel no ano que vem

Cantor americano deve fazer um show em Estocolmo em 2017, ocasião que pode ser usada para receber oficialmente a honraria

A Academia Sueca anunciou nesta sexta-feira que não vai fazer um ato alternativo ao tradicional evento para o ganhador do Nobel de Literatura Bob Dylan, em dezembro. A ocasião será adiada à espera de uma oportunidade para que o músico americano possa apanhá-lo pessoalmente nos próximos meses.

“Existe uma possibilidade de que Bob Dylan se apresente em Estocolmo no próximo ano, possivelmente na primavera (entre março a junho), quando seria a ocasião perfeita para fazer seu discurso”, informou a entidade em comunicado.

O cantor tinha dito durante a semana à Academia que não poderá estar na cerimônia de entrega do prêmio no próximo dia 10, nem na conferência que acontecerá três dias antes, por “compromissos” já agendados, mas se mostrou “enormemente honrado”.

A secretária permanente da Academia Sueca, Sara Danius, disse hoje à emissora pública Sveriges Radio que representantes do músico confirmaram que ele fará um show em Estocolmo no primeiro semestre de 2017. Embora não seja necessário que o vencedor vá pessoalmente a Estocolmo, ele deve fazer um discurso para poder receber o prêmio e as 8 milhões de coroas suecas (cerca de 3 milhões de reais).

A última pessoa agraciada com o Nobel de Literatura que não compareceu para retirá-lo foi a canadense Alice Munro, em 2013. Ela não pôde ir à Suécia por motivos de saúde, mas à época a Academia celebrou a leitura de aceitação do prêmio, quando passou um vídeo de uma longa entrevista realizada com a escritora algumas semanas antes.

A retirada do Nobel e até o discurso não precisam necessariamente ser feitas presencialmente, mas o prazo para recolher o prêmio não pode passar de seis meses a contar do dia 10 de dezembro.

“Espero que Bob Dylan faça o que julgar melhor. Seria fantástico se fizesse um discurso. É um intelectual, é muito bom para descrever seu trabalho e suas influências. Seria interessante ver alguma atuação sua do tipo”, argumentou Sara.

(Com agência EFE)

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. “É melhor você começar a reconhecer seu abuso de poder, Jack
    Porque é só você contra a sua libido esfarrapada
    O banco e o coveiro, pra sempre, cara
    E não seria sorte nenhuma você conseguir sair dessa vivo”

    Como se premia algo assim?

    Curtir