Universidades americanas são as melhores do mundo

Harvard lidera a lista. Instituições britânicas aparecem apenas em sexto lugar

A Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, é a melhor do mundo. Essa é a conclusão da revista Times Higher Education (THE), que publicou nesta quinta-feira o 7º ranking das melhores instituições de ensino superior do mundo. De acordo com a THE, Harvard bate as adversárias em quase todas as áreas: artes, humanidades, ciências sociais, ciências físicas e clínicas e áreas ligadas à saúde.

Além da primeira posição, as universidades americanas dominam os outros quatro primeiros lugares no ranking. Atrás de Harvard, aparecem os Institutos de Tecnologia da California e de Massachusetts, e as Universidades de Standford e Princeton, respectivamente.

Empatadas em sexto lugar aparecem duas tradicionais instituições britânicas, as Universidades de Cambridge e Oxford. Na oitava posição aparece a Universidade da California – Berkeley, seguida pelo Imperial College London. Finalizando as dez mais bem colocadas está a Universidade de Yale.

De acordo com os editores da THE, o sucesso americano está no investimento. Segundo a publicação, os EUA investem cerca de 3,1% de seu Produto Interno Bruto (PIB) em educação, enquanto a média dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) investem 1,5%. Entre as 200 instituições que figuram no ranking, mais de um terço são americanas.

Na América Latina, a instituição mais bem colocada é a Universidade de São Paulo (USP), que aparece em 232º lugar. A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) também figura na lista, em 248º.

Para a elaboração do ranking, a THE ouviu 13.388 acadêmicos de todo o mundo. Eles julgaram cada uma das universidades a partir de 13 indicadores de qualidade estabelecidos pela publicação.

Confira os 20 primeiros colocados:

1 Harvard University (EUA)

2 California Institute of Technology (EUA)

3 Massachusetts Institute of Technology (EUA)

4 Stanford University (EUA)

5 Princeton University (EUA)

6 University of Cambridge (Grã-Bretanha)

6 University of Oxford (Grã-Bretanha)

8 University of California, Berkeley (EUA)

9 Imperial College London (Grã-Bretanha)

10 Yale University (EUA)

11 University of California, Los Angeles (EUA)

12 University of Chicago (EUA)

13 Johns Hopkins University (EUA)

14 Cornell University (EUA)

15 University of Michigan (EUA)

15 Swiss Federal Institute of Technology, Zurique (Suíça)

17 University of Toronto (Canadá)

18 Columbia University (EUA)

19 University of Pennsylvania (EUA)

20 Carnegie Mellon University (EUA)