Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

UniverCidade descumpre prazo de entrega de documentos e causa tumulto

Estudantes enfrentam problemas no primeiro dia de entrega de diplomas, certificados de conclusão e transferência

Os alunos e ex-alunos do Centro Universitário da Cidade (UniverCidade), no Rio de Janeiro, enfrentaram problemas no primeiro dia de entrega de diplomas, certificados de conclusão e transferência. A instituição foi fechada pelo Ministério da Educação (MEC) em janeiro, juntamente com a Universidade Gama Filho, por má qualidade de ensino e problemas financeiros. O grupo Galileo, dono das duas instituições, anunciou o calendário de entrega de documentos na terça-feira.

Os estudantes começaram a chegar à Rua Gonçalves, onde seria feita a entrega de documentos, por volta das 7h desta quarta-feira e uma imensa fila se alastrou por três quarteirões do centro do Rio. O atendimento estava marcado para começar às 9h, mas os documentos não estavam disponíveis e o atendimento não havia começado até as 11h30. Houve tumulto e a Polícia Militar foi chamada.

Algumas senhas foram distribuídas, mas não em número suficiente para a procura. Às 11h30, os estudantes foram avisados de que os diplomas não estavam disponíveis e de que só poderiam pegar documentos os alunos formados no segundo semestre de 2013 dos cursos de marketing, administração e ciências contábeis.

Leia também:

Tribunal de Justiça do Rio multa grupo Galileo

MEC descredencia duas universidades do Rio de Janeiro

A informação deixou o grupo ainda mais revoltado. “Estou formada em administração desde 2011 e não tenho diploma nem certificado de conclusão do curso. Não posso sequer fazer um concurso público”, desabafou Priscila Maia Abrandes Lima, de 32 anos.

Vanessa Cristina Simões Gomes, de 31 anos, foi aprovada para tirar o registro do Conselho Regional de Contabilidade, mas tem prazo para entregar o diploma. Formada no primeiro semestre de 2012, não tem ideia de quando vá receber o documento.

As universidades Estácio de Sá, Veiga de Almeida e a Faculdade de Tecnologia Senac Rio (Fatec), que formam o Consórcio Rio Universitário, foram escolhidas pelo MEC para receber os estudantes. O processo de transferência assistida começou nesta quarta-feira.

Cerca de 13.000 estudantes aguardam a entrega de documentos. O grupo Galileo Educacional informou que está cumprindo os prazos determinados pela Justiça e que reforçou o número de funcionários para garantir a entrega. Disse ainda que os estudantes que não conseguirem comparecer aos locais de entrega nesta semana poderão procurar o grupo após o Carnaval.

Alterado às 15h30

(Com Estadão Conteúdo)