Unicamp lança livro com as melhores redações do vestibular 2009

Obra serve de guia para os futuros vestibulandos e já está à venda na editora da universidade

Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) lança, nesta semana, o livro Redações Vestibular 2009, com os 30 melhores textos do processo seletivo do ano passado. A obra, em formato de bolso, já está à venda na Editora da Unicamp.

O objetivo da publicação servir como referência aos futuros candidatos, além de ressaltar a importância da redação no vestibular Unicamp. A coletânea traz os três tipos de redação que foram propostos no vestibular 2009: 10 dissertações, 10 narrações e 10 cartas, cujo tema foi ‘o homem e os animais’.

Entre os selecionados, há estudantes de Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), além de várias cidades do estado de São Paulo, como São José dos Campos, Vargem Grande do Sul, Ribeirão Preto e Campinas. Os selecionados estão matriculados nos mais diversos cursos da Unicamp, dentre eles: Arquitetura e Urbanismo, Ciências Econômicas, Fonoaudiologia, Engenharia de Alimentos, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Medicina, Música e Odontologia.

Mudanças – A partir deste ano, a prova da Unicamp apresentará um novo formato. A redação se mantém na primeira fase, mas os candidatos serão solicitados a produzir três textos de gêneros diversos, todos de execução obrigatória, e não mais escolherão entre três propostas para elaborar somente uma, como era até o vestibular passado.

Para auxiliar os vestibulandos, a Comvest disponibiliza o simulado da primeira fase, realizado em maio, com as três redações cobradas, a expectativa da banca elaboradora e os exemplos de textos abaixo e acima da média.