Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Unicamp anuncia que participará do Enade

Com a decisão, USP passa a ser a única instituição que não participa do sistema de avaliação.

Neste ano, cerca de 450 mil estudantes deverão fazer a prova, marcada para o dia 21 de novembro.

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) anunciou nesta quarta-feira que irá participar do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) a partir deste ano. A decisão foi tomada em reunião da Comissão de Ensino, Pesquisa e Extensão na tarde da terça-feira, 1º de junho, com base em estudo apresentado por um grupo de trabalho composto por dez professores.

Com a decisão da Unicamp, a Universidade de São Paulo (USP) para a ser a única instituição que não participa do sistema de avaliação do governo federal, regulamentado em abril de 2004 em substituição ao antigo Provão.

O Enade passou a ser universal e não mais por amostragem, o que significa a participação de todos os ingressantes e concluintes de determinada área do conhecimento. Neste ano, cerca de 450 mil estudantes deverão fazer a prova, marcada para o dia 21 de novembro.

Participam do exame os estudantes ingressantes e concluintes. São considerados ingressantes aqueles que concluíram entre 7% e 22% da carga horária mínima do currículo até 2 de agosto. Já os concluintes são aqueles que até a mesma data cumpriram pelo menos 80% da carga horária ou que terão condições de conclusão em 2010.

Serão avaliados os alunos dos cursos de bacharelado em Agronomia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional e Zootecnia. E, pela primeira vez, também serão avaliados estudantes dos cursos superiores de Tecnologia em Agroindústria, Agronegócios, Gestão Hospitalar, Gestão Ambiental e Radiologia.