Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Teste: você fala espanhol ou arranha o portunhol?

Faça o teste e, em seguida, confira links para aprender ou praticar o idioma sem sair de casa

Quem nunca arriscou um portunhol diante de um vendedor argentino ou um cliente espanhol? Para a grande maioria dos profissionais brasileiros, a mistura da língua portuguesa com o idioma de Cervantes é a única alternativa – não raro, algo incompreensível. Segundo um levantamento realizado pela empresa de recrutamento Michael Page, apenas 25% dos profissionais de média e alta gerência contratados no país em 2014 eram fluentes ou possuíam nível avançado em espanhol.

Leia também:

Cursos online gratuitos podem, sim, impulsionar sua carreira

Como se preparar para uma entrevista em inglês

Cinco cursos de inglês online que oferecem aulas ao vivo

O conhecimento do idioma é um diferencial no mercado de trabalho e pode ser um atalho para um aumento salarial. De acordo com uma pesquisa do site de empregos Catho, entre profissionais de nível de gerência, a fluência no espanhol pode elevar em até 55% a remuneração. No nível de coordenação, o salto no holerite chega a quase 40%.

Estudos – Aprender o idioma não é um bicho de sete cabeças. A uniformização das normas e as semelhanças com a língua portuguesa contam a favor do aluno. De acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas, que define o grau de fluência em idiomas da Europa, para chegar ao nível avançado – que consiste na capacidade de compreensão de uma língua e expressão de forma independente e articulada – é preciso estudar entre 300 e 350 horas de espanhol.

Clique aqui para fazer o teste elaborado pelo professor Julio Diego Liguori e descubra como anda seu conhecimento do idioma. O resultado do teste oferece opções de sites e aplicativos para aprender e praticar espanhol.