Teste: dinheiro, aprendizado, segurança, aprovação ou autorrealização? Descubra sua motivação profissional

Questionário ajuda a compreender objetivos que animam corrida pelo sucesso

Dinheiro, aprendizado, segurança, aprovação social e autorrealização: esses são os cinco objetivos que, em maior ou menor grau, animam a corrida pelo sucesso, segundo o consultor Eduardo Ferraz, especialista em gestão de pessoas. Compreender qual é a motivação predominante é um passo importante para qualquer profissional.

Faça também outro teste: As carreiras que têm mais a ver com você

Para ajudar nessa tarefa, o site de VEJA reproduz a seguir um teste elaborado por Ferraz que pretende revelar qual a motivação e quais as carreiras mais indicadas para cada perfil. O teste é uma adaptação do publicado no livro Seja a Pessoa Certa no Lugar Certo (Editora Gente, 183 páginas, 27,90 reais), de autoria do consultor, que chegou às livrarias na última sexta-feira.

“Ficar rico, ter estabilidade, ser famoso ou fazer caridade não estimulam a todos da mesma forma”, afirma. “A frustração no trabalho decorre principalmente do autoconhecimento limitado, que induz o profissional a falsas expectativas, decisões equivocadas e, consequentemente, resultados ruins.” Por isso, vale a pena conhecer um pouco mais a respeito das suas motivações.

Leia também:

Pesquisa: metade dos profissionais é contratada por indicação

As carreiras mais promissoras para os próximos dez anos

As carreiras de nível superior com maior expansão de vagas no Brasil