Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Sisu: estudantes têm problemas na inscrição. Saiba como agir

Inscrições começaram nesta segunda-feira, mas sistema apresenta falhas. MEC orienta alunos a alterar a senha no site do Inep

Estudantes que tentam se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) estão com dificuldades para acessar o sistema. As inscrições para a edição de meio do ano foram abertas nesta segunda-feira para 51.913 vagas de graduação em 1.462 cursos de 63 instituições públicas de ensino superior.

Segundo relatos dos estudantes nas redes sociais, a falha acontece no momento de inserir o login e a senha:

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) afirmaram em nota que foi identificado um problema no cadastro das senhas de alguns usuários do Sisu — a falha, de acordo com o comunicado, foi na “sincronização entre as bases de dados dos dois órgãos”. O problema foi sanado no início da noite desta segunda-feira, segundo a nota.

A orientação é que os “estudantes que tiveram dificuldades alterem a senha no site do Inep para solucionar o problema”. Segundo o MEC, o número de potenciais candidatos afetados é de até 600.000, que já estão recebendo informações sobre a troca de senha para acessar o sistema normalmente.

É a segunda vez neste ano que o sistema apresenta problemas na inscrição. No primeiro semestre, as falhas também afetaram diversos estudantes por pelo menos três dias.

Sisu

O Sisu seleciona candidatos para cursos de ensino superior com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As inscrições para a edição de meio do ano ficam abertas até 1º de junho. Para se inscrever, o candidato precisa apenas de seu número de inscrição e senha cadastrados no Enem 2016.