Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Sisu 2016: inscrições para a segunda edição começam nesta segunda

Os candidatos interessados têm até 2 de junho para se inscreverem no site oficial

O prazo para as inscrições da segunda edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) começa no dia 30 deste mês e termina em 2 de junho, às 23h59.  Os candidatos interessados podem realizar as inscrições no site oficial do Sisu.

O Sisu é o sistema por qual estudantes participantes da edição 2015 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) concorrem a vagas de ensino superior em instituições públicas.

Leia também:
MEC suspende novos contratos de Fies, Prouni e Pronatec em nove instituições
Confira cinco dicas para ir bem nos vestibulares

Do mesmo modo que ocorreu na primeira edição, o candidato pode se inscrever em até duas opções de vaga, em ordem de preferência por instituição de ensino superior participante, local de oferta, curso e turno.

A inscrição é gratuita e está restrita apenas para os estudantes que participaram do Enem 2015 e que não tiraram nota zero na redação do exame.

O resultado da única chamada será divulgado em 6 de junho. As matrículas devem ser feitas nas instituições entre os dias 10 e 14, do mesmo mês. Para participar da lista de espera, o estudante deve manifestar interesse no site do Sisu, entre 6 e 17 de junho.

Vagas – A secretária-executiva da pasta, Maria Helena Guimarães de Castro, divulgou que a estimativa nesta etapa é ofertar 56.422 vagas em 65 instituições. No mesmo período de 2015, foram ofertadas 55.571 vagas em 72 instituições. Os dados foram divulgados em entrevista coletiva.

O primeiro semestre do Sisu ofertou 228 071 vagas em 131 instituições. Ao todo, 2.712.937 candidatos se inscreveram, com a concorrência geral de 23,1 estudantes por vaga, menor que a do ano passado, quando foram 26,4 candidatos.