Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Questão do Enem tem duas respostas possíveis; entenda

A questão pedia aos candidatos que analisassem um trecho de "Ensaio sobre a Cegueira", livro de Saramago que virou filme em 2008

Uma questão do primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem duas respostas possíveis, segundo professores do Anglo Vestibulares. É uma pergunta envolvendo o autor português José Saramago.

A pergunta 32 da prova branca (48 na azul, 15 na rosa e 38 na amarela) pedia aos candidatos que analisassem um trecho de “Ensaio sobre a Cegueira”, livro de Saramago que virou filme em 2008. Nele, o autor descreve situações enfrentadas pelos personagens de um país atingido por uma epidemia de cegueira sem se preocupar muito com o uso dos sinais de pontuação de acordo com a norma culta. O estudante deveria, então, assinalar a opção que melhor descrevesse esse uso “incorreto” das vírgulas.

Uma das alternativas, a D, diz que a violação das regras de pontuação “representa uma exceção às regras do sistema de pontuação canônica” e, portanto, está correta. Assim como a alternativa C, segunda qual o uso equivocado dos sinais de pontuação “singulariza o estilo do autor e auxilia na representação do ambiente caótico”.

“O estilo do Saramago é caracterizado pelo uso bastante incomum dos sinais de pontuação mesmo, inclusive por períodos bem longos”, explica o professor Sérgio Paganim, do cursinho Anglo. “E entrecortar as frases com vírgulas dá uma dimensão muito maior do caos que é uma epidemia de cegueira do que se fossem usados pontos finais. Ou seja: essa alternativa está correta.”

Mas, segundo o professor, a alternativa D também está correta por apenas afirmar que a “violação de regras” citada no enunciado é uma exceção às tais regras.

“Aqui é possível entender exceção como aquilo que não se inclui. E esse uso de vírgulas não está incluso no ‘sistema de regras de pontuação canônica’. Portanto é mesmo uma exceção”, explica Paganim. “Considerando isso, é possível que tanto C quanto D estão corretas”.

Questão do ENEM sobre o ‘Ensaio sobre a cegueira’, de José Saramago (Foto/Reprodução)