Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Quer receber estrangeiros em casa? Programa busca famílias brasileiras

Experiência promovida pela organização AFS Intercultura Brasil pode variar de um semestre a um ano. Inscrições vão até o dia 12 de junho

Famílias brasileiras podem se inscrever no programa de intercâmbio da AFS Intercultura Brasil, organização voluntária internacional de intercâmbio sem fins lucrativos. A instituição está com vagas abertas para famílias que desejam receber estudantes de 15 a 18 anos de diversos países, como Alemanha, Estados Unidos e França, que vêm ao Brasil cursar o ensino médio.

Leia também:

Confira 10 disciplinas inusitadas ensinadas no ensino médio no exterior

A organização se responsabiliza por despesas do participante estrangeiro como materiais escolares, transporte e seguro médico. Para serem selecionadas, as famílias recebem uma visita de um avaliador da instituição, que analisa o ambiente domiciliar. O intercâmbio varia de um semestre a um ano. Famílias das mais diversas estruturas podem participar do programa.

Segundo especialista, a experiência é vantajosa para ambas as partes. “É uma troca positiva, já que a interação humana depende claro, da fala e isso pode garantir a aprendizagem de um novo idioma tanto para os estrangeiros como para as famílias brasileiras”, diz Eloísa Lima, mestre Neurolingüística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e especialista no ensino de idiomas.

No Brasil, o programa de high school é o segundo mais popular nas agências de intercâmbio, segundo pesquisa realizada pela Belta, Brazilian Educational & Language Travel Association, em 2013 – só perde para os cursos de idiomas no exterior.

Os estudantes chegam ao Brasil em agosto, os interessados em recebê-los devem se inscrever até o dia 12 de junho no site da instituição. O processo seletivo tem duração de aproximadamente um mês.

(Da redação)