Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Prouni: 542 mil inscritos em um dia e meio

Site apresentou instabilidade nos dois primeiros dias de funcionamento e foi alvo de reclamações

O Programa Universidade para Todos (ProUni) registrou 542.049 candidatos inscritos, de acordo com os registros realizados até o meio-dia desta terça-feira. O Ministério da Educação (MEC) informou que as inscrições somavam 1.026.103, uma vez que cada candidato pode fazer até duas opções de curso. No mesmo período de 2013, o número de registros foi de 358.939 inscritos.

Nos dois primeiros dias de inscrição, o site do programa apresentou instabilidade, chegando a ficar inoperante por cerca de uma hora. O MEC não confirma as falhas e diz que está averiguando as reclamações dos estudantes. Muitos deles declararam nas redes sociais que chegaram a esperar mais de duas horas para acessar o sistema.

Leia também:

Prouni oferece mais de 191.000 bolsas de estudo

Sisu: engenharia naval é curso com maior nota de corte

MEC divulga primeira chamada do Sisu

O Prouni oferece 191.625 bolsas de estudo para o primeiro semestre deste ano, sendo 131.636 integrais (que cobrem todo o valor da mensalidade) e 59.989, parciais (custeiam 50% do valor total do curso). Cada participante pode escolher até duas opções de curso e acompanhar ao longo do período de inscrições a nota de corte de cada um. Caso entenda que tenha mais chances de ser selecionado em outra carreira, o estudante pode alterar sua escolha. Apenas a última opção é considerada.

Assim como no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a seleção é feita por meio da nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para participar, os interessados devem ter realizado a edição 2013 da prova e obtido no mínimo 450 pontos na média das notas, além de não ter zerado na redação.

No caso das bolsas integrais é preciso ainda comprovar renda familiar de até um salário mínimo e meio (1 086 reais) por pessoa. Já para as bolsas parciais a renda familiar máxima permitida é de até três salários mínimos (2 172 reais) por pessoa. Neste caso, se julgar necessário, o aluno pode recorrer ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para arcar com o valor restante do curso.

A primeira chamada será divulgada na próxima segunda-feira, dia 20, e a segunda, no dia 3 de fevereiro.

Leia também:

Prouni oferece mais de 191.000 bolsas de estudo

Sisu: engenharia naval é curso com maior nota de corte ​

MEC divulga primeira chamada do Sisu