Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Prêmio Jovens Inspiradores 2013 anuncia 25 semifinalistas

Em sua segunda edição, PJI recebe quase 17.000 inscrições. Selecionados seguem na disputa por bolsas de estudos no exterior e um ano de mentoring

Selo Prêmio Jovens Inspiradores

Selo Prêmio Jovens Inspiradores (VEJA)

Em sua segunda edição, o Prêmio Jovens Inspiradores, parceria entre VEJA.com e a Fundação Estudar, recebeu nada menos do que 16.737 inscrições. Todas essas pessoas estão de parabéns. Elas responderam à convocação, encerrada em agosto, de ajudar a transformar o Brasil. O número expressivo de candidatos – mais do que o dobro registrado em 2012, quando o Prêmio foi lançado – valoriza ainda mais o talento dos 25 semifinalistas selecionados, cujos nomes são agora divulgados (confira a relação completa).

O próximo passo dos semifinalistas é a participação na Oficina Jovens Inspiradores. Todos serão levados a São Paulo, onde participarão, no início de outubro, de palestras, entrevistas, testes de raciocínio e dinâmicas de grupo. A comissão julgadora escolherá, então, os dez finalistas. Em dezembro, em cerimônia também na capital paulista, os finalistas apresentarão seus projetos para impactar o Brasil. Três deles serão escolhidos os grandes vencedores do PJI 2013: receberão bolsas de estudos no exterior e um ano de orientação (mentoring) com profissionais brasileiros renomados.

Perfil – Entre os quase 17.000 candidatos, há gente de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal. Três estados da região Sudeste concentram pouco mais da metade dos inscritos: São Paulo (27%), Minas Gerais (15,3%) e Rio de Janeiro (10,4%). Há uma ligeira predominância masculina: 60%, ante 40% de mulheres.

Os candidatos cursaram ou ainda cursam 421 instituições de nível superior – uma das exigências do regulamento do PJI. Destacam-se, com maior número de alunos ou ex-alunos, as instituições acadêmicas mais respeitadas do país. A Universidade de São Paulo (USP) lidera a lista: 4,8% dos inscritos vêm de lá. Em seguida, figuram empatadas a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com 2,9% cada. A Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) e a Universidade de Brasília (UNB) vêm logo depois, com 2,4%.

Quase um quinto dos candidatos estudou ou ainda cursa engenharia. Em seguida, aparecem os cursos de administração (12,9%) e direito (12,8%). Pouco menos de 70% dos inscritos estão na graduação e cerca de 18% já se formaram; 7,5% estão na pós-graduação.

Lançado em 2011, o Prêmio Jovens Inspiradores pretende identificar e encorajar jovens talentos que querem transformar o Brasil em um país mais justo, desenvolvido e bem administrado e que desejam promover essa transformação com ajuda da educação.

A lista dos semifinalistas do PJI 2013:

. Amanda Soldani, 24 anos, de Santo André (SP) . Ana Luisa de Araujo Santos, 34 anos, do Rio de Janeiro (RJ) . Arnobio Morelix, 23 anos, de Belo Horizonte (MG) . Bianca Simãozinho, 27 anos, de Mesquita (RJ) . Bruno Gonçalves Ferreira Santos, 25 anos, Belo Horizonte (MG) . Felipe dos Santos Machado, 20 anos, Novo Hamburgo (RS) . Fernando Granato Quíron, 25 anos, de Curitiba (PR) . Giovani Rocha Batista Santos, 21 anos, do Rio de Janeiro (RJ) . Guilherme Lichand, 27 anos, de São Paulo (SP) . Gustavo Fuga dos Reis, 21 anos, do Rio de Janeiro (RJ) . João Gabriel Alkmim, 18 anos, de Uberlândia (MG) . Juliana Hoch, 20 anos, de Novo Hamburgo (RS) . Juliana Piesco, 24 anos, de São Paulo (SP) . July Gomes, 32 anos, de Florianópolis (SC) . Lorrana Scarpioni, 23 anos, de Salvador (BA) . Matheus Goyas, 23 anos, de Belo Horizonte (MG) . Pedro Hermann, 19 anos, de São João del Rei (MG) . Rafael Henrique Siqueira Rodrigues, 30 anos, de São Paulo (SP) . Renato de Oliveira Brito, 28 anos, de Uberlândia (MG) . Ricardo di Lazzaro Filho, 27 anos, de São Paulo (SP) . Rogerio Malveira, 21 anos, de Fortaleza (CE) . Samuel Gondim, 25 anos, de Anápolis (GO) . Tatiane Vita, 30 anos, de Governador Valadares (MG) . Victor Rafael Pereira de Melo, 26 anos, de Caruaru (PE) . Vitória Rech Astolfi, 20 anos, de Estância Velha (RS)