Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

PM de SP prende suspeitos de fraudar vestibular

Dupla é acusada de passar resolução a candidatos via rádio

A Polícia Militar paulista anunciou, nesta segunda-feira, que prendeu na noite de domingo dois homens suspeitos de fraudar o vestibular de medicina da Faceres, faculdade particular de São José do Rio Preto, no interior paulista. Com a dupla, foram apreendidos o gabarito das provas, rádios transmissores e pontos de comunicação, além de cheques, cartões de crédito e telefones celulares. A suspeita é que Elzo Souza Barbosa, de 27 anos, e Eder Lucas dos Santos, de 29 anos, sejam integrantes de uma quadrilha que atuava em processos seletivos de diversas regiões do país.

Leia também:

Quadrilhas cobravam até 80.000 reais para fraudar vestibular de medicina

PF: as 38 instituições que foram alvo de fraude no vestibular

Segundo os policiais, os dois estavam em um carro estacionado nos fundos da faculdade e tentavam, por meio de radiotransmissores, passar as respostas do vestibular da Faceres a candidatos que resolviam a prova com ajuda de pontos eletrônicos. No entanto, o uso de antena de rádio amador e as placas do carro, de Belo Horizonte (MG), chamaram atenção da Polícia Militar.

Durante revista, os celulares da dupla começaram a receber mensagens pedindo o envio de respostas, o que levou a PM a prendê-los. Os dois foram indiciados por crime de fraude em concurso público, cuja pena varia de um a oito anos de reclusão.

A direção da Faceres disse que manterá o resultado do processo seletivo por acreditar que não houve tempo para vazamento do gabarito. “Foram distribuídos seis diferentes tipos de provas com questões invertidas, enquanto apenas um gabarito foi encontrado com os suspeitos”, afirmou Adalberto Mirada Distassi, diretor da Faceres. Ele disse que a faculdade usa detectores de metal e bloqueadores de celular, mas agora pretende instalar também bloqueadores de rádio.

Leia também:

Manual do Candidato do Enem 2013

Envie sua dúvida sobre o Enem 2013

(Com Estadão Conteúdo)