Modernizar o estado brasileiro, um desafio inspirador

Daniel Vargas foi ministro aos 30 anos e mantém aceso o desejo de inovar dentro da administração pública. Se você também quer usar o conhecimento para transformar o Brasil, inscreva-se no Prêmio Jovens Inspiradores

Aos 30 anos de idade, Daniel Vargas, mestre e doutorando em direito pela Universidade Harvard, foi nomeado ministro de estado. Da experiência incomum para alguém tão jovem, tirou uma lição que serve de motivação a todos que, como ele, sonham alto. “Se eu cheguei aonde cheguei, não é porque tudo o que eu fiz deu certo. É porque eu consegui errar antes, aprender com meus erros e seguir adiante”, diz Daniel, hoje com 34 anos, no vídeo exibido abaixo. Outra declaração do jurista pode inspirar todos os brasileiros que aspiram ver mais eficiência na administração pública em todos os níveis e Poderes. “Eu trabalho pela inovação pública, no estado e na sociedade civil.” A experiência como ministro, já encerrada, ajudou nessa tarefa: levou Daniel a visitar todos os estados brasileiros e a conhecer o que é preciso para modernizar a máquina pública. “Minha causa é dedicar minha força de trabalho a ajudar o Brasil a se desenvolver”, diz.

Conheça outros perfis inspiradores:

O jovem que quer revolucionar os tratamentos de saúde

Educar pela web, a lição de uma empreendedora carioca

Acabar com filas nos portos brasileiros, um projeto inspirador

De Harvard para a favela, a trajetória do arquiteto de políticas públicas

Jovens que, como Daniel, querem usar o conhecimento em qualquer área para transformar o Brasil podem buscar apoio no Prêmio Jovens Inspiradores 2013. Ao longo de oito meses, o concurso vai selecionar estudantes ou recém-formados com espírito de liderança e compromisso permanente com a busca da excelência. A triagem será feita pela análise de depoimento em vídeo e ficha de inscrição. Os vencedores ganharão bolsas de estudo no exterior, um ano de orientação profissional com nomes de destaque do meio empresarial e político (mentoring), um troféu e ingresso na Comunidade Fundação Estudar. Inscreva-se no PJI 2013.

Por trás do prémio está a visão de que, para se tornar um país mais justo, desenvolvido e bem administrado, o Brasil precisa formar líderes capazes de desatar os nós que ainda tolhem os setores público e privado. O PJI é promovido por uma parceria entre VEJA.com e Fundação Estudar.

Assista a seguir ao vídeo em que Daniel Vargas conta sua história: