Metade dos profissionais é contratada por indicação, aponta pesquisa

Levantamento ouviu 53.622 pessoas de 1.677 municípios brasileiros

Cultivar uma boa rede de contatos (networking) é a estratégia mais eficiente para obter emprego. É o que prova a Pesquisa dos Profissionais Brasileiros – Um Panorama sobre a Contratação, Demissão e Carreira dos Profissionais, realizada pelo site de empregos Catho. O levantamento, que ouviu 53.622 pessoas de 1.677 municípios brasileiros, aponta que 52,4% dos entrevistados chegaram ao atual posto de trabalho por meio da indicação de amigos ou conhecidos.

Leia também:

As carreiras mais promissoras para os próximos dez anos

Teste: descubra as carreiras que têm mais a ver com você

60% dos brasileiros ouvidos em pesquisa já pensaram em tentar nova carreira

Em segundo lugar, destacam-se os sites de vagas (17,3%), seguidos pela tradicional apresentação de currículo diretamente para o eventual empregador (6%). Depois, aparecem as agências de emprego (5,8%).

Satisfação – Outra pesquisa publicada nesta semana jogou luz sobre outro ponto importante da área de carreiras: a insatisfação profissional. Quase 60% dos profissionais ouvidos no estudo afirmaram que já pensaram em “largar tudo” para iniciar uma carreira nova. Do total, 26% disseram que a ideia de recomeçar profissionalmente já havia sido cogitada “muitas vezes”.

O levantamento – que ouviu 1.006 pessoas de 22 estados – mostrou ainda que 65% dos entrevistados gostariam de atuar em áreas mais afinadas com sua personalidade.