MEC libera R$ 82 mi para hospitais universitários federais

Serão beneficiadas 44 unidades. Liberação ocorre meses após queixas de falta de estrutura nos hospitais

O Ministério da Educação (MEC) liberou 82 milhões de reais para a reestruturação de hospitais universitários federais pelo país. A portaria autorizando o recurso foi publicada na edição desta segunda-feira do Diário Oficial da União. A liberação das verbas ocorre meses após surgirem queixas de falta de estrutura nas unidades.

Leia também:

Crise nas universidades federais

Greve das federais prejudicou atendimento em 16 hospitais universitários

Serão beneficiadas 44 unidades hospitalares localizadas em 32 instituições federais. O maior montade será destinado ao Hospital Universitário da Univerisdade Federal do Maranhão (UFMA), que receberá 5.825.741,81 reais.

Segundo o texto, a liberação tem como objetivo “criar condições materiais e institucionais para que os hospitais universitários possam desempenhar plenamente suas funções em relação às dimensões de ensino, pesquisa e extensão e à dimensão da assistência à saúde”. O MEC determina que os gestores das unidades contempladas encaminhem à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), no prazo de 60 dias após o encerramento do exercício financeiro de 2012, um relatório detalhando a aplicação dos recursos e os resultados alcançados.