Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Inscrições para o 1º semestre do Fies 2016 começam nesta terça

Inscrições são feitas pelo site do programa e ficam abertas até esta sexta-feira (29)

As inscrições para o processo seletivo do primeiro semestre do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) começaram nesta terça-feira (26). O anúncio da abertura das inscrições foi feito na última sexta-feira na publicação da Secretaria de Educação Superior no Diário Oficial da União (DOU). As inscrições podem ser feitas pelo site do programa até o dia 29 de janeiro.

Leia também:

MEC divulga primeira lista de pré-selecionados no ProUni

As onze carreiras mais promissoras para 2016

Segundo a secretaria, os resultados da pré-seleção na chamada única e a lista de espera poderão ser consultados pelos candidatos em 1 de fevereiro. Os candidatos que desejam se inscrever para o financiamento pelo Fies deverão ter obtido pontuação mínima de 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015. Ficam de fora do processo de financiamento os participantes que obtiveram nota zero na redação. Além disso, o candidato precisa ter renda familiar mensal per capita de até 2,5 salários mínimos (ou 2.200 reais).

Os candidatos podem se inscrever em um único curso e turno entre aqueles com vagas ofertadas. Durante o período de inscrição, ele poderá alterar sua opção de vaga. Os estudantes serão classificados de acordo com as notas no Enem na edição em que tiver obtido a maior média.

O Ministério da Educação (MEC) informou que 70% das vagas do Fies serão reservadas para cursos nas áreas de saúde, engenharia e formação de professores. Cursos com notas melhores e cidades com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) também terão prioridade na distribuição de vagas do fundo.

(Da redação)