Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Fuvest: segunda fase começa neste domingo

Quase 29.000 estudantes enfrentam questões de português e redação. Maratona de provas segue até terça-feira. Resultado sai em fevereiro

Para 28.943 candidato e 2.239 treineiros, começa neste domingo a segunda fase da Fuvest 2013, que seleciona estudantes para a Universidade de São Paulo (USP) e para a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa. As provas dissertativas vão até a terça-feira. Exames de habilidades específicas serão aplicados entre quarta e sexta-feira.

Neste primeiro dia de segunda fase, os convocados terão de responder a dez questões de português, além de elaborar uma redação. Na segunda-feira, terão pela frente 16 questões de disciplinas variadas. Já na terça-feira, serão doze questões de duas ou três disciplinas, de acordo com a carreira escolhida. Todas as provas terão quatro horas de duração e começam às 13h.

O resultado final será conhecido no dia 2 de fevereiro, quando for publicada a primeira chamada do vestibular 2013. Para informações do calendário completo da Fuvest, acesse o manual do candidato.

Para 2013, a Fuvest oferece 10.982 vagas na USP e 100 na Santa Casa. O curso mais concorrido voltou a ser medicina, com 56,43 candidatos por vaga. Em seguida, aparece engenharia civil (campus São Carlos), com 53,18 candidatos/vaga. Em 2013, o curso liderava a lista dos mais concorridos, com 52,27 c/v.

A primeira fase do vestibular aconteceu no dia 25 de novembro, quando cerca de 160.000 candidatos responderam a 90 questões de múltipla escolha sobre todas as disciplinas do ensino médio. De acordo com a avaliação de professores, o nível de dificuldade da prova foi alto. A lista dos convocados para a segunda fase foi divulgada no última dia 17.

Nas duas etapas do vestibular, são cobradas as leituras obrigatórias prevista no programa da Fuvest. São os livros Viagens na Minha Terra, de Almeida Garrett; Til, de José de Alencar; Memórias de um Sargento de Milícias, de Manuel Antônio de Almeida; Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis; O Cortiço, de Aluísio Azevedo; A Cidade e as Serras, de Eça de Queirós; Vidas Secas, de Graciliano Ramos; Capitães da Areia, de Jorge Amado; Sentimento do Mundo, de Carlos Drummond de Andrade.

Cotas – A partir do próximo vestibular, a Fuvest passará a reservar vagas a alunos da rede pública do estado de São Paulo. O programa de cotas foi anunciado em dezembro pelo governador Geraldo Alckmin e vale para as três universidades estaduais: de São Paulo (USP), de Campinas (Unicamp) e paulista (Unesp). De acordo com o anúncio, a reserva de vagas deverá atingir 50% em 2016.

Leia também:

Fuvest divulga lista de aprovados na primeira fase

Fuvest divulga notas de corte do vestibular 2013

Medicina volta a ser o curso mais concorrido da Fuvest

Fuvest 2013: confira gabarito oficial da primeira fase

Nível de dificuldade da Fuvest foi alto, avalia professor

A lista de livros obrigatórios da Fuvest e Unicamp até 2015